6 benefícios da consultoria de TI para a sua empresa

Npo Sistemas
TI Profissional

Se o core business da sua empresa não é TI, então gerenciar a própria pode ser um enorme desafio. As constantes revoluções tecnológicas, as necessidades cada vez maiores de agilidade nos negócios, pressão por aumento de eficiência e redução dos custos e a dependência da tecnologia para isso acontecer, deixam o desafio ainda maior. Assim, você encontra mais benefícios na contratação de uma consultoria de TI, que tentar gerenciar sozinho.

Com o avanço tecnológico, ocorreu o aumento da complexidade tanto dos negócios, quanto das tecnologias disruptivas, IoT, IA, RA, dentre outras. Assim, é essencial que especialistas estejam à frente dos projetos. Portanto, existem inúmeros benefícios na contratação de uma consultoria de tecnologia da informação para a sua empresa.

Por fim, a consultoria irá oferecer soluções seguras para você alinhar TI e negócios, criando inovação. Assim, você potencializa a performance do seu time de TI e ganha assertividade nas decisões estratégicas da sua operação.

O que esperar de uma boa consultoria de TI

A palavra “tecnologia” é empregada, principalmente, para fazer referência à hardwares e softwares de computação. Mas a etimologia remonta à ciência de estudos de técnicas e ferramentas, à arte, indústria. Assim, por extensão, às técnicas complexas modernas. Portanto, contratar uma consultoria de TI vai muito além de contratar uma empresa que vai lhe vender um hardware ou software novinho em folha, recém lançado.

Se você e sua empresa estão contratando uma consultoria, provavelmente é para suprir alguma demanda de negócio, de maneira ágil e eficiente. Então, além de conhecer bem de hardware e software, a contratada deve conhecer de negócio e, mais que isso, conhecer o seu negócio.

A visão apurada e expertise de um consultor externo auxiliará sua empresa a enxergar aspectos que não eram vistos antes, por exemplo:

  • Ser capaz de propor melhorias nos processos internos;
  • Identificar a aderência de metodologias de trabalho e projetos às tecnologias de hardware e software;
  • Ser capaz de indicar melhorias para a segurança;
  • Propor melhorias que permitam dar disponibilidade aos sistemas para que o negócio possa continuar em caso de uma falha grave;
  • A empresa e seus consultores devem ter qualificações não apenas dos fabricantes. Mas também de entidades independentes, de maneira a assegurar sua expertise.

Vantagens da consultoria de TI para o seu negócio

1. Manter a empresa tecnologicamente atualizada

Os executivos da TI sabem das dificuldades de manter um parque tecnológico atualizado. Assim, com o passar do tempo, métodos e sistemas vão caindo em desuso e, no dia a dia, passa despercebido.

A complexidade das tecnologias, as inovações e tendências do setor mudam a uma velocidade vertiginosa. Se sua empresa quer estar na vanguarda e manter o status, isso vai exigir um esforço descomunal dos departamentos de TI. Dessa forma, a contratação de uma consultoria externa é um grande benefício para a empresa, uma vez que ela não precisará deslocar um funcionário próprio para ficar atento às tendências e tecnologias modernas. Assim, isso requer desprendimento de muita energia e tempo e todos sabemos que tempo é dinheiro.

2. Ter os melhores profissionais especializados à disposição

As consultorias de TI têm profissionais especializados, certificados, desenvolvedores, gerentes de projetos, analistas de infraestrutura, analistas de segurança, analistas BPMN. Todos eles com grande expertise para a condução dos processos de atualização tecnológica e também para a modelagem das melhores e mais aderentes tecnologias para o seu negócio. Isso permite à empresa concentrar seus funcionários no que eles fazem de melhor: cuidar dos negócios da empresa.

3. Economizar nos investimentos

A consultoria de TI externa pode auxiliar sua empresa a investir apenas no necessário para se manter na vanguarda, sem oferecer serviços desnecessários à boa condução dos seus negócios. Em outras palavras, é possível reduzir custos na empresa otimizando a área de TI em poucos passos, com a contratação de consultores externos especializados em otimização de investimentos, apostando nas tecnologias certas, sem desperdícios.

4. Otimizar os processos e utilização de sistemas existentes

Quantas atividades no seu TI são rotineiras e repetitivas? Muitas, provavelmente. É assim na maioria das empresas. Um profissional não precisa perder tempo com muitas dessas tarefas, algumas podem ser executadas por sistemas automatizados e específicos e até mesmo terceirizados.

Consultores funcionais, desenvolvedores, analistas BPMN terceirizados podem elaborar uma solução sob medida para a otimização dessas atividades. Sua equipe pode manter o foco na condução dos negócios da sua empresa, não ficando sobrecarregada com atividades e projetos de melhoria.

Consultores externos também fornecem uma visão renovada, sob uma perspectiva diferente, com base em toda a expertise de diversos projetos em várias outras empresas.

Um detalhe importante mencionar é que esses tipos de contratos devem possuir uma cláusula de confidencialidade. Afinal, a consultoria poderá ter acesso a informações confidenciais.

5. Aumentar a produtividade da equipe

Uma das vantagens em contratar uma consultoria de TI é o aumento da produtividade dos funcionários. Pois terão mais tempo para focar nas demais atividades estratégicas do negócio (e até em inovação) ao invés de atividades rotineiras, como backups, atualizações de software ou hardware, entre outras.

Os problemas de indisponibilidade de sistema e computadores travando, são situações que impactam negativamente os negócios. A equipe não consegue trabalhar e os prejuízos podem, em casos extremos, ser irreparáveis. A consultoria e seus profissionais especializados podem avaliar e até prever situações como essa, evitando prejuízos. Tornando seus funcionários e seus negócios, mais eficientes.

6. Aprimorar a segurança

Ninguém confia em quem não inspira confiança. Sua empresa deve ter em mente que a segurança das informações, suas e de seus clientes, é um fator preponderante para se fazer negócios.

Os ataques dos hackers têm ficado mais sofisticados a cada dia. Muitos simplesmente sequestram as informações, exigindo resgate para devolvê-las ou não divulgar dados que poderiam comprometer os negócios da empresa e de seus clientes. Perceba quão delicado é o tema e como a ajuda especializada de profissionais, altamente treinados, de uma consultoria de TI podem evitar que isso ocorra.

TI é inovação. Nós da Npo Sistemas acreditamos nos benefícios da consultoria de tecnologia da informação para a sua empresa como agente de mudança. Assim, capaz de conduzir a empresa à uma cultura de inovação e potencialização de suas operações.

Nossa empresa vem transformando a forma como as pessoas trabalham, se comunicam e trocam informações por meio da tecnologia. Garantimos a eficiência, pois contamos com o apoio dos melhores fornecedores globais de Hardware e Software, além de contar com uma equipe capacitada e especializada, sempre oferecendo segurança e qualidade em todas as soluções que desenvolvemos. Visite nosso site ou agende uma conversa com um de nossos especialistas para saber mais.

Deixe seu comentário

Nosso Blog

  • Gestão Financeira de TI

    Governança em TI: o que é e como implementar

    9 de agosto de 2019

    Segundo a RNP (Escola Superior de Redes), “a Governança em TI está relacionada ao desenvolvimento de um conjunto estruturado de competências e habilidades estratégicas para profissionais de TI. Assim, são responsáveis pelo planejamento, implantação, controle e monitoramento de programas e projetos de governança. Portanto, requisito fundamental para as organizações, do ponto de vista de aspectos […]

  • Inovação

    Como proteger os dados da empresa dos acessos por dispositivos móveis

    12 de julho de 2019

    Nos últimos anos, os avanços tecnológicos em relação aos wearables estão mudando nossos comportamentos. Assim, muda também nosso modo de trabalhar. Dessa forma, nossos notebooks, smartphones e tablets são nossos escritórios portáteis. Assim, acessamos a rede da empresa, as páginas WEB e e-mails particulares. No entanto, isso representa um grande risco de segurança à informação […]