A tecnologia de dados como parceira estratégica no sucesso da sua empresa

Npo Sistemas
TI Profissional

Um dos pontos de sucesso de qualquer empresa, ainda que seja um grande desafio nos dias atuais, é ter a tecnologia de dados como parceira estratégica do negócio.

A internet e a tecnologia fizeram com que as empresas e os consumidores encarem o mercado com outros olhos. Por conta disso, todas as organizações, sejam elas públicas ou privadas, precisam aperfeiçoar e inovar os processos internos, bem como os serviços ou produtos oferecidos.

Ao contrário do que muitos pensam, a tecnologia não substitui o homem, mas auxilia de forma significativa em muitos pontos da empresa e da sociedade de forma geral, como:

  • no processo produtivo,
  • nas vendas,
  • na redução de custos,
  • no meio ambiente.

As possibilidades de captura de dados, processamento desses e informações que sirvam como apoio às decisões, modificam completamente o cenário no que se refere à gestão dos diversos processos empresariais.

É fato que muitos gestores enfrentam barreiras dentro do ambiente corporativo que dificultam a transformação digital na empresa. No entanto, é incontestável que ela é necessária.

Não há mais como abrir mão da tecnologia de dados como parceira estratégica para os negócios e é isso que vamos mostrar nesse artigo. Continue lendo e confira!

A importância da captura de dados

Nunca foi tão verdadeira a expressão que diz quem tem a informação, tem o poder. Aqui, vale abrir um rápido parênteses explicando a diferença entre dois termos que vamos usar muito nesse artigo:

  • dados: não possuem nenhum indicador ou compreensão, é algo que, individualmente, não traz valor.
  • informação: é o aglomerado e entendimento dos dados que fundamentam algum conhecimento.

A tecnologia de dados trata, portanto, da captação, análise e entendimento das informações coletadas, que colaboram para medidas decisórias, fazendo toda a diferença na gestão empresarial. Assim, a implantação dela nas empresas permite que os negócios se reinventem, por meio de dados concretos, contribuindo para:

  • melhoria de produtos e serviços,
  • tomadas de decisão,
  • obtenção de novas oportunidades,
  • redução de custos,
  • aumento da vantagem competitiva.

Apesar de ser um grande desafio em muitas empresas, a tecnologia de dados como parceira estratégica já é uma realidade em muitos cenários.

Os desafios encontrados

As tecnologias existentes, muitas delas através do Big Data, possibilitam a captação de múltiplos tipos de dados nos mais diversos formatos, obtendo como resultado informações consistentes em tempo real.

Portanto, é fundamental contar com sistemas integrados e automatizados em todos os pontos possíveis, afinal, o trabalho a ser desenvolvido a partir da posse dessas informações precisa ser imediato para que os resultados aconteçam.

Se a plataforma de gestão de dados não atende de forma imediata, cria-se uma latência que impede a análise. Ainda há os casos onde a equipe não tem disponibilidade para o acompanhamento devido e, novamente, as oportunidades podem ser perdidas.

De nada adianta a captura dos dados, os relatórios e gráficos demonstrando as tendências e necessidades, se a análise não for realizada em tempo hábil para que decisões possam ser tomadas e as oportunidades de negócios aproveitadas.

Com isso, um dos grandes desafios com relação à tecnologia de dados é a demora na análise e na tomada de decisão, o que incapacita a empresa a aproveitar as oportunidades e melhorar a eficiência operacional.

A tecnologia de dados como parceira estratégica

Como você pode observar, a tecnologia de dados garante a segurança das operações e diminui erros nos processos administrativos, por isso, ela promove:

Processos automatizados

Por meio de sistemas adequados é possível realizar a automatização de boa parte dos processos repetitivos de uma empresa.

Além disso, todos os processos de armazenamento de dados são automatizados, o que confere maior segurança à empresa em todos os sentidos.

Esses dados não correm o risco de serem perdidos porque podem ficar guardados em backups ou na nuvem.

Otimização do tempo

Sistemas inteligentes diminuem a interação manual nos processos, o que garante maior segurança em cálculos e obtenção de dados.

Esse processo diminui consideravelmente as falhas humanas, o que evita o retrabalho.

Maior produtividade

Devido a otimização do tempo, a automação permite que os colaboradores possam ser realocados em outras atividades que tornem a produtividade mais operante e dinâmica.

Maior integração

A facilidade de integração entre setores é um dos maiores benefícios da tecnologia de dados como parceira estratégica no sucesso da sua empresa.

Isso porque todas as informações ficam armazenadas de forma segura, à disposição (de quem tem acesso) em tempo integral.

Evolução da empresa

Softwares de gestão fazem toda a diferença em uma empresa. Eles auxiliam na evolução produtiva, na segurança de dados e ajudam a encarar o mercado competitivo.

A tecnologia reduz custos, aumenta a produtividade, otimiza processos e pode ajudar também no aumento de receitas.

Um case de sucesso

O Grupo Sada utiliza a tecnologia de dados como parceira estratégica no sucesso de suas empresas e é um exemplo a ser seguido

São mais de 30 empresas nos mais diversos segmentos de mercado, com um faturamento de mais de R$ 3 bilhões por ano, o grupo não mede esforços para se engajar às novas tecnologias.

Investindo na modernização da operação e na implantação de avançados conceitos de gestão na área da tecnologia, possui hoje toda sua TI baseada em data centers, onde obtém alta disponibilidade de informações.

Além da completa segurança das informações, o acesso a elas é feito a qualquer momento, oportunizando às empresas decisões imediatas que garantem o sucesso, bem como conseguem ter seus diferenciais reconhecidos internacionalmente pelo mercado.

O futuro da tecnologia de dados

As estratégias de negócios e de gestão continuarão avançando a cada dia na direção da tecnologia de dados.

Cada vez mais, eles estarão presentes nas mais diversas organizações, possibilitando análises comportamentais e atendendo às expectativas dos usuários.

Com base em informações precisas e seguras, as instituições, sejam elas de caráter público ou privado, as utilizarão em seu benefício, quer seja para uso interno ou do seu consumidor.

Isso possibilitará, através do uso da tecnologia de dados, informar antecipadamente a cada indivíduo a disponibilidade ou previsão de produtos e serviços que ele busca, bem como ter ações mais personalizadas e assertivas, de forma automatizada.

As novidades baseadas na tecnologia de dados

Muitas pessoas imaginam que no futuro o monitoramento dos movimentos humanos nos levarão a perda da privacidade.

Basta prestarmos atenção e perceberemos que nossas imagens são capturadas nos mais diversos locais por onde passamos.

A captura de dados é fundamental para a segurança de ambientes e, por isso, milhões de câmeras espalhadas pelas cidades acompanham a movimentação dos transeuntes.

Além disso, outras tecnologias começam a ser disponibilizadas no mercado e dentro de pouco tempo estarão à disposição de todos com a mesma naturalidade com que hoje tratamos dos caixas eletrônicos e da utilização de cartões no lugar de dinheiro, que foram tecnologias disruptivas para a época.

Tecnologias que começamos a vislumbrar timidamente serão realidades em pouco tempo e totalmente funcionais devido aos dados obtidos e processados, com decisões inteligentes dos equipamentos, tais como:

  • máquinas que tomam decisões baseadas em fatos,
  • veículos autônomos,
  • fabricação de produtos em grandes quantidades através de impressoras 3D,
  • crescimento do número de equipamentos integrados à internet,
  • uso da realidade virtual no cotidiano,
  • tecnologia implantada em roupas inteligentes.

Todos os processos estarão ligados à análise de dados, sempre com o objetivo de facilitar, gerar conforto e prever as necessidades das pessoas.

Agora que você já conhece mais sobre a tecnologia de dados como parceira estratégica, que tal ler também nosso post que trata de como proteger os dados da empresa dos acessos por dispositivos móveis?

Deixe seu comentário

Nosso Blog

  • Gestão Financeira de TI

    As 5 falhas mais comuns na equipe de TI

    17 de fevereiro de 2020

    Muito se fala a respeito da automação dos processos e da transformação digital, e como elas modificam completamente os resultados e a gestão das empresas. Uma equipe comprometida é essencial nesse contexto. No entanto, existem algumas falhas na equipe de TI que podem ser evitadas a partir de simples cuidados e ações que minimizam problemas […]

  • Serviços

    Faturamento AWS: entenda a importância

    23 de janeiro de 2020

    Os serviços de faturamento AWS fazem toda a diferença para as empresas brasileiras que desejam migrar seus processos de computação para a nuvem. A Amazon investe no país e possibilita que os pagamentos sejam feitos em moeda local, ou seja, em Reais. Vale lembrar que o Brasil é um dos países que recebe muitos investimentos […]