top of page

Banco Semear

Modernização e Produtividade Migrando para Cloud AWS

Banco Semear, seu primeiro banco!

 

O Banco Semear surgiu em 2006 com o propósito de contribuir com o cenário econômico de Minas Gerais, oferecendo serviços financeiros aos clientes e parceiros.

Ao longo dos anos, ampliaram a participação no mercado nacional, aumentando a carteira de produtos e serviços, tornando-se um banco múltiplo e inovador, com foco em inclusão e educação financeira

Moving People

A solução junto ao cliente

 

A solução proposta pela NPO Sistemas foi a migração das soluções do cliente fazendo um rehost (lift-and-shift) usando o AWS Application Migration Service para os servidores de aplicação.

 

Para banco de dados utilizamos backup restore e em alguns casos o AWS Database Migration Service em conjunto com Storage Gateway. Uma vez que a migração era de alta criticidade para o cliente e o prazo de entrega era curto, não haveria tempo para uma rearquitetura das aplicações nesse primeiro momento.

Moving People

A atuação da NPO

A NPO Sistemas realizou o rehost que foi feito para dentro de instâncias EC2, que estavam divididas de acordo com suas respectivas subnets e workloads. As EC2 que receberam as bases de dados ficaram em subnets privadas. A maior parte dos recursos se comunicam através do Transit gateway que foi configurado, portanto foram criadas algumas tabelas de rotas para permitir essa comunicação.

Dentro da migração, foi possível atualizar a versão de SO dos sistemas operacionais dos Hosts e a versão do SQL Server. Também foram utilizadas nas instâncias discos gp3 para melhor performance das aplicações e Banco de Dados.

O trabalho foi finalizado e ainda hoje supri as necessidades do Banco Semear. O conhecimento técnico e disponibilidade dos colaboradores da NPO Sistemas, assim como as ferramentas AWS, foram fundamentais no processo, e a parceria com o Banco Semear foi fundamental no sucesso das migrações e adequações.

 
 

Contamos com um time técnico certificado e treinado para atuar em ambientes críticos 24×7, com flexibilidade no desenho do modelo de atendimento baseado nas exigências do cliente.

bottom of page