Projeto
Blue Prism
Estruturação e automação do ambiente com AWS
Sobre a FCA Latam, história de tradição e inovação
A Fiat Chrysler Automobiles (FCA) é o oitavo maior fabricante mundial de automóveis. O Grupo tem unidades produtivas em 40 países e presença comercial em aproximadamente 150 países. A FCA é líder em vendas no mercado de automóveis e veículos comerciais leves no Brasil.
As marcas da FCA incluem os veículos Abarth, Alfa Romeo, Chrysler, Dodge, Fiat, Fiat Profissional, Jeep, Lancia, Maserati e Ram. Também distribuem produtos de peças de reposição da Mopar. Outros negócios da FCA incluem a Comau (sistemas de produção) e a Teksid (ferragens e moldes).
A solução da NPO
A arquitetura deste ambiente foi composta por uma VPC já existente na região de Nort. Virginia para os ambientes de Desenvolvimento, Homologação e Produção. Ao todo, a VPC possui 8 subnets, sendo 4 utilizadas para prover os recursos, são elas: App, Data, e também Workspaces, onde os Workspaces seriam provisionados pela contratante.
O deploy de todas as instancias EC2 e RDS, foram feitas através de Terraform, garantindo padronização dos recursos, sem que haja erros e torna-se uma tarefa rápida.
Para o ambiente de produção, foi provisionado instancias para o recurso da aplicação em questão em subnets diferentes devido a sua zona de disponibilidade.
A proposta previa um ALB na frente dessas duas instancias, mas inicialmente a contratante optou por manter a arquitetura de balanceamento de carga da forma que já se encontrava, onde a própria aplicação realiza o balanceamento entre as instancias.
As instancias RDS para desenvolvimento e homologação, ao total, 3 RDS, foram provisionadas em standalone, pois por se tratar de ambientes de testes e validação, não seria necessário alta disponibilidade. Para produção foram provisionadas em Multi-AZ, sendo ao todo duas instancias também pré-definidas pela contratante.
Para estrutura de backup, foi utilizado AWS Backup. As políticas aplicadas foram para Desenvolvimento e Produção. O período de retenção alinhado foi de 35 dias para EC2 e RDS. Para log-groups do RDS, foi estipulado uma retenção de 30 dias.
O nosso resultado
A solução proposta pela NPO Sistemas foi a reconfiguração da aplicação realizando o deploy do ambiente via terraform e para o Banco de dados, a estratégia foi a mesma para Prod e Dev, configuração do zero de novas instâncias, com a migração das bases sendo efetuadas via backup restore.
Contemplado no ambiente estava a criação de um espaço de rede em nuvem para que fosse efetuado pós projeto, o deploy de um ambiente Workspace, solução VDI AWS, que foi executado com sucesso.
Devido a criticidade da aplicação, não foram disponibilizadas janelas para migração e todo o processo de estruturação em nuvem foi realizado de forma paralela ao ambiente produtivo, que se manteve operacional até a virada definitiva.
O conhecimento técnico e disponibilidade dos colaboradores da NPO Sistemas, assim como as ferramentas AWS, foram fundamentais no processo, e a parceria com a FCA para este projeto Blue Prism, foi fundamental no sucesso das migrações e adequações.