FCA Latam

Garantindo Alta Disponibilidade com AWS

Sobre a FCA Latam, história de tradição e inovação 

 

A Fiat Chrysler Automobiles (FCA) é o oitavo maior fabricante mundial de automóveis. O Grupo tem unidades produtivas em 40 países e presença comercial em aproximadamente 150 países. A FCA é líder em vendas no mercado de automóveis e veículos comerciais leves no Brasil.

As marcas da FCA incluem os veículos Abarth, Alfa Romeo, Chrysler, Dodge, Fiat, Fiat Profissional, Jeep, Lancia, Maserati e Ram. Também distribuem produtos de peças de reposição da Mopar. Outros negócios da FCA incluem a Comau (sistemas de produção) e a Teksid (ferragens e moldes).

Moving People

A solução junto ao cliente

 

A solução proposta pela NPO Sistemas foi a migração da aplicação realizando um rehost (lift-and-shift) através do AWS Application Migration Service e para o Banco de dados, a configuração do zero de novas instâncias, com a migração das bases sendo efetuadas via backup restore.

 

Devido a criticidade da aplicação, não foram disponibilizadas janelas para migração e todo o processo de estruturação em nuvem foi realizado de forma paralela ao ambiente produtivo, que se manteve operacional até a virada definitiva.

Moving People

A atuação da NPO

A NPO Sistemas realizou o rehost que foi feito para dentro de instâncias EC2, que estavam divididas de acordo com suas respectivas subnets e workloads. As EC2 que receberam as bases de dados ficaram em subnets privadas e em MultiAZ. As instancias foram configuradas com discos gp3 para uma melhor perfomance de iops. O ambiente on-premises era constituído o banco de dados em WIndows Cluster Failover. O ambiente de SQL encontrava-se instalado em Failover Cluster Windows na versão:

 

  • SO - Windows Server 2008 R2 Enterprise

  • SQL - SQL Server 2008 R2 Enterprise

 

Durante o processo de migração, o SQL Server foi instalado no modo Always On de 2 nodes com 2 intâncias na versão SQL Server 2017 Enterprise e o Windows migrou para a versão Windows Server 2016 Datacenter, ambos serviços (Bando de dados e Aplicação) em MultiAZ.

O trabalho foi finalizado e ainda hoje supri as necessidades da FCA Latam, hoje grupo Stellantis. O conhecimento técnico e disponibilidade dos colaboradores da NPO Sistemas, assim como as ferramentas AWS, foram fundamentais no processo, e a parceria com a FCA Latam foi fundamental no sucesso das migrações e adequações.

 
 

Contamos com um time técnico certificado e treinado para atuar em ambientes críticos 24×7, com flexibilidade no desenho do modelo de atendimento baseado nas exigências do cliente.