Nossas soluções desenvolvidas ao cliente Getrak junto ao parceiro AWS.

No primeiro momento a Getrak já possuía uma infraestrutura na AWS com a parte mais moderna de suas aplicações. Utilizava DNS para fazer a comunicação com os rastreadores e com os veículos. Neste caso, usando DNS ficava mais fácil fazer qualquer tipo de alteração.

Até o momento a solução estava suportando. A configuração era feita com IPS fixos. Então a mudança do backend, ou seja, dos IPS, traria um problema de grandes proporções, pois geraria um recall de todos os dispositivos para atualização e alguns dispositivos não permitiriam essa alteração. Isso seria um trabalho bastante custoso e em alguns casos impossível, resultando na necessidade da troca dos dispositivos.

Getrak

Digitando em um computador

Jornada Cloud AWS

Moving People

Sobre a Getrak

A Getrak é uma empresa de rastreamento veicular que tem como serviço principal o software de rastreamento. Tem rastreadores próprios, mas também trabalham com parceiros que fornecem o rastreador com seu software instalado e todos os seus serviços agregados.

Referência internacional em tecnologia e infraestrutura para empresas de rastreamento. Responsável pela maior base de veículos rastreados da América Latina e uma das maiores em BIG DATA deste segmento em todo mundo.

Conta com uma equipe de desenvolvimento dirigida por gestores com mais de 15 anos de experiência em desenvolvimento web.

A Getrak é uma empresa que desenvolve bigdata, m2m e lbs, soluções web de georreferenciamento no modelo SaaS em plataformas convergentes.

Moving People

A nossa solução junto ao cliente

Os IPs fixos iriam para a borda de um provedor. E esse provedor seria responsável por encaminhar e fazer o roteamento das requisições para o backend onde quer que ele estivesse.

 

A Infraestrutura seria migrada para AWS, e seria integrada com o provedor através de um link AWS Direct Connect.

Moving People

A atuação da NPO

A NPO Sistemas começou organizando toda a infraestrutura na AWS. A Getrak já tinha na AWS uma ou duas contas, então foi feito um trabalho de governança, criando uma estratégia de multi-account, de acordo com o que a Getrak entendia ser mais interessante. As contas foram divididas por departamentos, setores e mais duas contas centralizadoras, sendo elas:

 

  • Uma conta de segurança, onde foi centraliado a parte de login e de autenticação. Qualquer acesso a qualquer conta deveria passar por ela e logo após, fazer-se um “switch” para as contas desejadas.

  • A outra conta era dedicada à conectividade, onde chega o AWS Direct Connect, por exemplo. 

Em resumo, a primeira fase foi criar essa estrutura de multi account, configurar na conta de segurança um AWS CloudTrail organizacional. Ter um login centralizado de toda organização das APIs AWS e a conta de conectividade. Além das contas que de fato vão ter as aplicações, as que já existiam entraram nessa nova organização. Além disso, criarmos novas contas para ter uma separação mais condizente com a necessidade da Getrak. 

Posteriormente passamos para a parte de configuração da conectividade, objetivamente falando. Primeiro configuramos dois servidores físicos, que seriam os Firewall Appliance que fariam a conectividade do AWS Direct Connect dentro dos data centers do provedor.

A configuração do Firewall ficou sob a responsabilidade da Getrak, finalizando essa parte, os servidores foram enviados ao provedor.

Atrelado a este serviço de governança, a NPO também fez a configuração do AWS Direct Connect, a partir dele usamos também o AWS Transit Gateway para fazer a conectividade com as VPCs e uma revisão e limpeza da parte de VPNs que a Getrak já tinha.

O trabalho foi finalizado e ainda hoje supri as necessidades da Getrak. O conhecimento técnico e disponibilidade dos colaboradores da NPO Sistemas, assim como as ferramentas AWS, foram fundamentais no processo, e a parceria com a Getrak foi fundamental no sucesso das migrações e adequações.

Contamos com um time técnico multilíngue, certificado e treinado para atuar em ambientes críticos 24×7, com flexibilidade no desenho do modelo de atendimento baseado nas exigências do cliente.