Saiba como foi o uso da AWS pela Teksid do Brasil para hospedar o novo ambiente SAP Hana.

A NPO vinha suportando a Teksid nas demandas de infraestrutura de datacenter e, mediante diretriz de seu CIO, Wellington Coelho, em hospedar o SAP Hana em AWS firmamos a parceria nesse inovador projeto, entregando em tempo recorde.

Teksid do Brasil

 SAP on AWS

Digitando em um computador

Gestão de 

ambientes de TI

Moving People

Sobre a Teksid do Brasil

A Teksid representa um dos maiores grupos de fundição de autopeças do mundo, com uma capacidade produtiva de aproximadamente 620 mil toneladas por ano.

O Grupo produz peças fundidas como blocos, cabeçotes, discos e tambores de freio, pontas de eixo, girabrequins, carcaças e componentes destinados a automóveis e veículos industriais.

Com especialização na fundição e usinagem de fundidos de ferro e alumínio, o grupo possui fábricas em Portugal, Polônia, Brasil, México, Itália e China, além de escritórios comerciais na Alemanha e Estados Unidos.

A unidade brasileira é a maior planta do Grupo, com capacidade instalada para produção de 300 mil toneladas de componentes de ferro fundido/ano. A empresa também atua no segmento de alumínio, com capacidade produtiva para seis mil toneladas de cabeçotes/ano.

Moving People

A solução

A arquitetura contempla duas conexões redundantes Direct Connect da MPLS para a AWS em SP.

Através de dois appliances FortiGate redundantes, foi criada uma estrutura “Hub-and-Spoke” que interliga as contas de Produção, Não-Produção e Shared Services.

A conta de Shared Services é responsável por hospedar serviços de backup, monitoramento, serviços de segurança etc, que são utilizados pelas demais contas.

As contas PROD e NON-PROD atualmente também conversam através de um VPC Peering com a finalidade de otimizar a conectividade entre elas.

As VPCs foram subdivididas em 3 subnets, sendo elas:

  • Uma subnet externa para aplicação

  • Uma subnet interna para aplicação

  • Uma subnet interna para dados

Dessa forma podemos aplicar diferentes políticas de acesso aos servidores com o objetivo de garantir a segurança e disponibilidade do ambiente.

Nossa parceria com AWS

– O alcance global da AWS nos permite escolher estrategicamente a localização que queremos hospedar os recursos de acordo com a nossa conveniência.

– Com o AWS Shared Responsability Model é possível compartilhar as responsabilidades com a AWS de forma que a Teksid possa focar no negócio e nas especificidades do ambiente SAP em si.

– A proximidade de suporte comercial e técnico que a AWS fornece através de seus accounts, arquitetos e parceiros garantem que não tenhamos “road blocks”, em nosso percurso, que possam atrasar ou até mesmo impedir o sucesso do projeto.

– A AWS dispõe de serviços que podem aumentar a resiliência e disponibilidade do ambiente, garantindo maior consistência e confiabilidade.

– Com diversos tipos de instância e discos, é possível ajustar a capacidade dos servidores para atender o workload.

– Com as famílias de instâncias EC2 em constante atualização, podemos rápido, facilmente e com segurança, alterar o tipo de instância para fazer uso de uma família de processadores mais recentes e performática.

– Não havendo a necessidade de adquirir hardware, podemos iniciar imediatamente o projeto com a criação de servidores e instalação/configuração do SAP.

– Sem a necessidade de grande investimento inicial com hardware, podemos planejar o orçamento a médio prazo e controlar os custos operacionais, otimizando os recursos computacionais.

Moving People

A nossa atuação

A NPO foi a responsável pela definição e implementação das melhores práticas para que o ambiente AWS pudesse se iniciar com segurança e da melhor maneira possível.

Com o trabalho da NPO foi possível disponibilizar a infraestrutura de maneira rápida, entregando o projeto em um prazo curto se comparando ao que o mercado oferece hoje, atendendo assim, os prazos esperados pelos stakeholders locais e globais na implantação do SAP.

A NPO forneceu, e continua fornecendo, suporte técnico com presteza e qualidade para que possamos seguir o cronograma do projeto.

Por fim, oferecemos também o fornecimento de dados sobre custos, assim como sugestões de ações para a redução dos mesmos.

Contamos com um time técnico multilíngue, certificado e treinado para atuar em ambientes críticos 24×7, com flexibilidade no desenho do modelo de atendimento baseado nas exigências do cliente.