Nossas soluções desenvolvidas à Vetria Mineração junto ao parceiro AWS.

O cliente tinha a necessidade de realizar o deploy de um novo ambiente em nuvem para que posteriormente a sua aplicação de gestão interna fosse migrado pelo seu fornecedor para cloud.

Com base nas premissas e requerimentos realizados pelo cliente, elaboramos um desenho técnico que comtemplou a criação de uma nova conta na AWS e configuração da infraestrutura virtual necessária, o que incluiu uma conexão VPN redundante, a implementação de uma instância EC2 Windows Server com SQL Server e IIS.

Vetria Mineração

Eficiência e Agilidade com a Implementação da Cloud AWS

Moving People

Sobre a Vetria Mineração

A Vetria Mineração extrai minério em duas unidades operacionais, localizadas em Corumbá MS. As duas minas possuem capacidade instalada de produção anual de aproximadamente 3,5 milhões de toneladas, onde 700 mil toneladas são para consumo interno na Vetorial Siderurgia, gerando vantagem competitiva, pois o minério é vendido com preço abaixo do praticado no mercado.

 

A extração é feita em processo a céu aberto, permitindo o melhor aproveitamento do depósito e minimizando qualquer impacto ambiental.

Moving People

A solução da NPO

Sobre a Vetorial

Com experiência acumulada no segmento desde 1969, o grupo Vetorial foca suas atividades no setor minério-siderúrgico, produzindo carvão vegetal, ferro gusa e na extração de minério de ferro.

 

Concentrando a sua atuação em Mato Grosso do Sul e Detentora do ISO9001, a Vetorial e seus fundadores são reconhecidos nacionalmente como benchmarkers na produção sustentável de ferro gusa.  

Validamos todo o mapeamento realizado e desenho técnico em conjunto com o cliente, garantindo a aplicação das melhores práticas e o melhor cenário para atender a realidade do cliente, demos sequência a criação da conta, recursos e aplicação de boas práticas.

 

A nova conta foi criada abrangendo todas as boas práticas de acesso via IAM. Com intuito de garantir a segurança do ambiente, políticas de backups do servidor de aplicação e banco considerando uma rotina de snapshots diária com retenção de cinco dias. Realizamos a estruturação da rede interna AWS, definição de ranges, configuração de Route Tables, grupos de segurança e ajustes de DNS necessários.

 

Para uma visibilidade mínima do uso e manutenção de recursos, foram configurados alertas baseados em métricas via cloudwatch a serem enviados para um e-mail informado pelo cliente.

 

O servidor Windows com SQL Server foi implementado em uma subnet privada, sem acesso à internet e a aplicação é acessada exclusivamente a partir de duas localidades da rede da Vetria Mineração. Além da rotina de snapshots configurada através do time NPO, a equipe de TI da Vetria Mineração configurou a rotina de backup dentro do SQL Server para a geração dos arquivos .BAK.

 

 

Utilizamos disco Gp3, que são mais performáticos, visando a entrega de mais iops para a instância em questão.

Desta forma, pela execução das atividades do projeto, conseguimos implementar uma infraestrutura necessária requerida pelo cliente, o grupo Vetria possui um ambiente robusto, disponível, seguro e otimizado para as operações do dia a dia.

Moving People

O nosso resultado

Foi possível mover a aplicação para AWS, ganhando em performance na aplicação, economizando recursos operacionais para gestão do ambiente lógico e físico. A migração foi de suma importância para a modernização das rotinas diárias do setor de TI da Vetria Mineração.

A migração por parte da NPO ocorreu forma ágil e assertiva, com o novo ambiente entregue pouquíssimo tempo após a formalização do aceite da proposta do projeto.

 

A NPO também atuou entendendo o objetivo do cliente e sempre se colocando à disposição para resolução dos problemas, que ao longo do projeto foram necessários.

Contamos com um time técnico certificado e treinado para atuar em ambientes críticos 24×7, com flexibilidade no desenho do modelo de atendimento baseado nas exigências do cliente.