Certificações em TI: conheça as indispensáveis para os profissionais de TI

Npo Sistemas
TI Profissional

A todo momento a TI da empresa é demandada por um usuário com problemas. Eventualmente, um vírus apaga ou corrompe um dado, sem contar as demandas de evolução por regulação. Mas as maiores demandas ainda são o desempenho das aplicações ou o sistema que não faz uma operação (processo) da maneira que o usuário precisa. No entanto, a vida real é bem diferente, o profissional da TI atual é muito mais ligado ao negócio da empresa, multidisciplinar, multifacetado. Assim, é preciso muita preparação e dedicação. Então, conheça as certificações indispensáveis para TI.

Primeiro, o básico

Inglês. A linguagem padrão dos negócios internacionais é o inglês. Mas, além dos negócios, é a língua universal para produtos de tecnologia, sejam linguagens de programação, sejam softwares ou hardwares. Portanto, é preciso entender definitivamente que o inglês não é diferencial, é item obrigatório. Assim, diferencial é você dominar além do inglês, o chinês simplificado, ou algum outro, desde que fluente. China e Índia despontam entre os maiores produtores de “linhas de código”. Então, quer ser realmente diferenciado? Saiba uma dessas línguas.

A capacidade de autodidatismo é talvez a habilidade mais apreciada entre os gestores de TI em seus funcionários. Afinal, na TI, tudo muda muito, o tempo todo e rápido.

Portanto, não podemos nos esquecer do trabalho em equipe. Assim, nos filmes os “nerds” e “geeks” (se você for de TI deve saber a diferença entre eles) parecem introvertidos. No entanto, na vida real eles interagem (e muito) entre si.

Boa comunicação, sem “informatiquês”, flexibilidade (muitos trabalhos exigem interação de trabalho com equipes de fusos horários diferentes), adaptabilidade, organização e  criatividade. Assim, todos são itens fundamentais para se trabalhar na TI.

Certificações de fabricantes

Praticamente todo fabricante de tecnologia tem suas certificações proprietárias. Assim, vários dos treinamentos podem ser feitos online, EAD, gratuitamente em Microsoft Virtual Academy. A VMWare, fabricante de produtos de infraestrutura, também tem seu track de certificações. Assim como vários outros players mais conhecidos, como Oracle, Cisco, SAP. a lista é enorme. Então, vamos citar algumas das principais, conforme a tendência e carência do mercado:

  • AWS Certified Solutions Architect – Associate certificação AWS Certified Solutions Architect – Associate da Amazon: Foi arquitetada para profissionais entregarem soluções AWS escaláveis. Possui alguns requisitos, como pelo menos um ano de experiência prática com sistemas AWS, conhecimento de pelo menos uma linguagem de programação de alto nível, entendimento das melhores práticas em relação ao desenvolvimento de aplicativos baseados na AWS.
  • Citrix Certified Professional – Virtualization (CCP-V). Este título demonstra a competência em virtual desktop applications usando tecnologias Citrix. É preciso obter a certificação de associado antes de tentar a certificação CCP-V.
  • Citrix Certified Associate – Networking (CCA-N) demonstra a proficiência no uso do NetScaler Gateway. O exame abrange áreas de tópicos em torno do uso do NetScaler Gateway para acessar com segurança desktops, aplicativos e dados remotos. Não há pré-requisitos para obter esta certificação.
  • O Cisco Certified Networking Professional (CCNP) Routing and Switching é voltado para atuação em protocolos de rede para nuvem em colaboração, data center, roteamento, comutação, segurança, e fornecimento de serviços ou sem fio. Mas, antes, o profissional precisará concluir o exame CCNA Routing and Switching ou qualquer exame CCIE.

Certificações independentes

O mercado de TI está ficando cada vez menos “zeros e uns” e mais “processos de negócio”. Assim, o perfil da TI vem mudando muito e as certificações também. Portanto, hoje, profissionais de TI precisam garantir aos CEOs que seus negócios estão seguros de cyber terroristas. Assim, que a empresa possa continuar suas operações caso perca um servidor ou que o prédio principal incendeie, através de soluções em nuvem e soluções de disaster recovery. Universidades renomadas como Stanford University, Berkeley, MIT, oferecem plataformas EAD com cursos gratuitos em diversas áreas como Data Science, Blockchain e Artificial Inteligence.

Conheça as certificações indispensáveis para profissionais de TI

  • Certified in the Governance of Enterprise IT (CGEIT). Oferecida pela ISACA, atesta a proficiência em governança de TI. Concebida para os que vão atuar em “funções significativas de gerenciamento, consultoria ou garantia relacionadas à governança de TI”. Segundo a Global Knowledge, é classificada como uma das certificações mais valiosas atualmente. Assim, é exigido dos candidatos pelo menos cinco anos de experiência com gestão em cargos de consultor ou supervisor, um ano de experiência em governança de TI e experiência em dois ou mais domínios do CGEIT, o que inclui gerenciamento estratégico, realização de benefícios, otimização de riscos ou otimização de recursos.
  • PMP (Project Management Professional), oferecida pelo PMI é uma das queridinhas da TI, atestando a capacidade do profissional em gerenciar projetos complexos. Segundo o  PMI, o PMP permitirá que o profissional “trabalhe praticamente em qualquer indústria, com qualquer metodologia e em qualquer local”. É necessário ao menos 4.500 horas de liderança de projetos e 35 horas de educação em gerenciamento de projetos, além  de curso superior para prestar o exame.
  • Certified Information Systems Security Professional (CISSP). Essa certificação é oferecida pelo ISC sob a credencial ANSI, sendo reconhecida pelo Departamento de Defesa dos EUA e adotada como padrão para o programa ISEEP da ANS do país. Tem reconhecimento global como referência em cybersecurity moderna. O profissional que deseja prestar o exame de certificação precisa demonstrar ao menos cinco anos de experiência em segurança da informação e outros três como gerente de segurança.
  • Certified in Risk and Information Systems Control (CRISC), sendo apontada como a “única certificação que prepara e capacita os profissionais de TI para os desafios exclusivos de TI e gerenciamento de riscos corporativos e os posiciona como parceiros estratégicos para a empresa.” Essa certificação de segurança de informações demonstra as habilidades profissionais no gerenciamento de riscos, avaliação, mitigação, resposta, monitoramento e elaboração de relatórios. Para obtê-la é preciso 3 anos ou mais de experiência em pelo menos dois dos quatro tópicos abordados na certificação.
  • Certified Information Security Manager (CISM), se concentra na segurança de TI no nível gerencial. O profissional certificado CISM foca na criação, design e gerenciamento de iniciativas de segurança corporativa. É necessário pelo menos cinco anos de experiência em segurança da informação.
  • Certified ScrumMaster. Negócios ágeis para um mundo ágil. Então, nada mais adequado que uma certificação em framework ágil de projetos. A Scrum Alliance oferece essa certificação. É preciso fazer um treinamento CSM presencial antes de poder prestar o exame.
  • Certified Ethical Hacker (CEH) é uma certificação em cybersecurity, oferecida pelo EC-Council, a Certified Ethical Hacker (CEH) e atesta que o profissional tem as habilidades e o conhecimentos necessários para identificar vulnerabilidades nos sistemas computacionais da empresa, e prevenir sua invasão. Para prestar este exame de certificação, o profissional precisará de dois anos de experiência trabalhando em segurança da informação.

Por fim, ter a certificação dos melhores fornecedores globais de Hardware e Software, oferecendo segurança em todas as soluções que são ofertadas é primordial em uma consultoria. Portanto, nossa equipe é especializada em tratar situações críticas, no respeito das melhores práticas do setor.

Deixe seu comentário

Nosso Blog

  • Serviços

    O que é NOC e quais as vantagens de implementá-lo

    19 de junho de 2019

    O Network Operations Center ou simplesmente NOC, é, por definição, um local onde se realiza o monitoramento, controle e gestão dos eventos de TI. Assim, com a utilização de softwares específicos para esse fim e uma equipe especializada, o NOC monitora todas as atividades e alertas gerados por todos os ativos de TI. Assim, por […]

  • Serviços

    6 benefícios da consultoria de TI para a sua empresa

    12 de junho de 2019

    Se o core business da sua empresa não é TI, então gerenciar a própria pode ser um enorme desafio. As constantes revoluções tecnológicas, as necessidades cada vez maiores de agilidade nos negócios, pressão por aumento de eficiência e redução dos custos e a dependência da tecnologia para isso acontecer, deixam o desafio ainda maior. Assim, […]