Como reduzir custos na empresa otimizando a área de TI

Npo Sistemas
TI Profissional

Você deve estar se perguntando “como reduzir custos na empresa”, correto? Esse é um dos principais questionamentos, se não o principal, de quem atua na área financeira de um negócio.

Reduzir custos não é fácil, pois apesar de toda empresa contar com um planejamento, variáveis acontecem diariamente e é fundamental estar sempre atento.

Neste conteúdo, listamos 7 passos que vão te ajudar a reduzir os custos na empresa, garantindo a otimização no setor de TI.

Confira!

Como reduzir custos na empresa otimizando a área de TI em 7 passos

1. Livre-se da obsolência

Com o passar do tempo métodos e sistemas vão caindo em desuso e no dia a dia nem notamos.

Faça uma força tarefa com os colaboradores do departamento, tire um dia e avalie tudo que há de antigo e deve ser substituído.

Pode parecer uma despesa no início, mas no longo prazo você verá que a empresa terá um retorno maior diminuindo algumas despesas e ganhando produtividade.

2. Aplique uma cultura de inovação

A cultura de inovação vai exigir que o colaborador se reinvente o tempo todo e esteja sempre atento com as novas soluções do mercado.

Além disso, ela estimula o profissional a fazer mais e melhor utilizando menos recursos.

3. Automatize os processos

Quantas atividades no seu TI são rotineiras e repetitivas? Muitas, certamente.

É assim na maioria das empresas. Um profissional não precisa perder tempo com diversas dessas tarefas, algumas podem ser executadas por sistemas automatizados e específicos e até mesmo terceirizado.

4. Invista na atualização da infraestrutura de TI

A infraestrutura de TI abrange todos os recursos tecnológicos utilizados pela empresa para operacionalizar os seus processos e garantir a efetividade de seu trabalho.

Sua atualização pode ser vista como uma despesa, pois novos recursos serão adquiridos. Porém, é justamente o contrário.

Quanto mais antigo for um equipamento, maior será o tempo que ele levará para executar uma ação. Com isso, a produtividade dos colaboradores será impactada.

A atualização da infraestrutura proporcionará maior agilidade na execução das atividades, aumentando a produtividade e diminuindo o custo com a repetição de tarefas e o tempo exigido em cada uma delas.

Atualização da infraestrutura e migração para nuvem

5. Use a nuvem

Ao usar cloud computing a empresa reduzirá custos com gestão e manutenção de data centers – mesmo que ainda utilize os servidores para casos específicos, reduzirá no uso dos espaços dentro da empresa, despesas com ar-condicionado para manter o ambiente resfriado (energia elétrica), além de diminuir a despesa com softwares.

O investimento em sistemas hospedados em nuvem não requer a instalação em cada máquina. Os softwares podem ser acessados de qualquer local com acesso à internet.

6. Use um Software as a Service (SaaS)

A tecnologia SaaS é uma solução simples, que oferece segurança para a empresa e pode ser gerenciada à distância. Dessa forma, os custos com servidores locais e manutenção de máquinas não existirá mais.

A responsabilidade de administrar essas questões ficarão a cargo da empresa contratada. Ou seja, uma preocupação a menos.

7. Terceirize o seu TI

Ter profissionais de TI na empresa é extremamente necessário. Não há como abrir mão disso. Porém, a despesa e as preocupações com o setor não precisam ser mais uma demanda do seu negócio.

Ao terceirizar o serviço, você garante um atendimento completo, ágil e eficaz, mas transfere os problemas e a dedicação em resolvê-los para outra empresa. O objetivo é prevenir o máximo de problemas possíveis e/ou resolvê-los com a empresa contratada.

Viu como reduzir custos na empresa pode ser simples? Assine a nossa newsletter para receber mais dicas como essas.

Deixe seu comentário

Nosso Blog

  • Gestão Financeira de TI

    As 5 falhas mais comuns na equipe de TI

    17 de fevereiro de 2020

    Muito se fala a respeito da automação dos processos e da transformação digital, e como elas modificam completamente os resultados e a gestão das empresas. Uma equipe comprometida é essencial nesse contexto. No entanto, existem algumas falhas na equipe de TI que podem ser evitadas a partir de simples cuidados e ações que minimizam problemas […]

  • Serviços

    Faturamento AWS: entenda a importância

    23 de janeiro de 2020

    Os serviços de faturamento AWS fazem toda a diferença para as empresas brasileiras que desejam migrar seus processos de computação para a nuvem. A Amazon investe no país e possibilita que os pagamentos sejam feitos em moeda local, ou seja, em Reais. Vale lembrar que o Brasil é um dos países que recebe muitos investimentos […]