Como reduzir custos na empresa otimizando a área de TI

Npo Sistemas
TI Profissional

Você deve estar se perguntando “como reduzir custos na empresa”, correto? Esse é um dos principais questionamentos, se não o principal, de quem atua na área financeira de um negócio.

Reduzir custos não é fácil, pois apesar de toda empresa contar com um planejamento, variáveis acontecem diariamente e é fundamental estar sempre atento.

Neste conteúdo, listamos 7 passos que vão te ajudar a reduzir os custos na empresa, garantindo a otimização no setor de TI.

Confira!

Como reduzir custos na empresa otimizando a área de TI em 7 passos

1. Livre-se da obsolência

Com o passar do tempo métodos e sistemas vão caindo em desuso e no dia a dia nem notamos.

Faça uma força tarefa com os colaboradores do departamento, tire um dia e avalie tudo que há de antigo e deve ser substituído.

Pode parecer uma despesa no início, mas no longo prazo você verá que a empresa terá um retorno maior diminuindo algumas despesas e ganhando produtividade.

2. Aplique uma cultura de inovação

A cultura de inovação vai exigir que o colaborador se reinvente o tempo todo e esteja sempre atento com as novas soluções do mercado.

Além disso, ela estimula o profissional a fazer mais e melhor utilizando menos recursos.

3. Automatize os processos

Quantas atividades no seu TI são rotineiras e repetitivas? Muitas, certamente.

É assim na maioria das empresas. Um profissional não precisa perder tempo com diversas dessas tarefas, algumas podem ser executadas por sistemas automatizados e específicos e até mesmo terceirizado.

4. Invista na atualização da infraestrutura de TI

A infraestrutura de TI abrange todos os recursos tecnológicos utilizados pela empresa para operacionalizar os seus processos e garantir a efetividade de seu trabalho.

Sua atualização pode ser vista como uma despesa, pois novos recursos serão adquiridos. Porém, é justamente o contrário.

Quanto mais antigo for um equipamento, maior será o tempo que ele levará para executar uma ação. Com isso, a produtividade dos colaboradores será impactada.

A atualização da infraestrutura proporcionará maior agilidade na execução das atividades, aumentando a produtividade e diminuindo o custo com a repetição de tarefas e o tempo exigido em cada uma delas.

Atualização da infraestrutura e migração para nuvem

5. Use a nuvem

Ao usar cloud computing a empresa reduzirá custos com gestão e manutenção de data centers – mesmo que ainda utilize os servidores para casos específicos, reduzirá no uso dos espaços dentro da empresa, despesas com ar-condicionado para manter o ambiente resfriado (energia elétrica), além de diminuir a despesa com softwares.

O investimento em sistemas hospedados em nuvem não requer a instalação em cada máquina. Os softwares podem ser acessados de qualquer local com acesso à internet.

6. Use um Software as a Service (SaaS)

A tecnologia SaaS é uma solução simples, que oferece segurança para a empresa e pode ser gerenciada à distância. Dessa forma, os custos com servidores locais e manutenção de máquinas não existirá mais.

A responsabilidade de administrar essas questões ficarão a cargo da empresa contratada. Ou seja, uma preocupação a menos.

7. Terceirize o seu TI

Ter profissionais de TI na empresa é extremamente necessário. Não há como abrir mão disso. Porém, a despesa e as preocupações com o setor não precisam ser mais uma demanda do seu negócio.

Ao terceirizar o serviço, você garante um atendimento completo, ágil e eficaz, mas transfere os problemas e a dedicação em resolvê-los para outra empresa. O objetivo é prevenir o máximo de problemas possíveis e/ou resolvê-los com a empresa contratada.

Viu como reduzir custos na empresa pode ser simples? Assine a nossa newsletter para receber mais dicas como essas.

Deixe seu comentário

Nosso Blog

  • Serviços

    Entenda as diferenças entre backup e disaster recovery

    29 de abril de 2019

    “Chefe, com a última chuva, perdemos o servidor! E agora?” Quantas vezes o CEO, CIO ou gestor da área de TI já ouviu essa frase ou algo parecido? Um servidor queimado depois de uma descarga elétrica, uma inundação, um vírus ou alguém que acidentalmente apagou tudo. Assim, é preciso que você entenda as diferenças entre […]

  • Inovação

    Qual o melhor momento para fazer uma migração para nuvem

    11 de fevereiro de 2019

    Uma empresa que busca um ambiente de TI escalável, seguro e de alta disponibilidade, precisa compreender que a transformação digital também faz parte desse processo. Contar com uma empresa tecnológica e com colaboradores atualizados possibilita adquirir todas as vantagens citadas anteriormente além da redução de custos e recursos mal aplicados da área de TI. Todas […]