Como criar uma cultura de inovação em um ambiente de TI

Npo Sistemas
TI Profissional

É natural vermos o TI como um ambiente com uma forte cultura de inovação. Afinal, seus profissionais trabalham diariamente com tecnologia, vivem disso e estão mais conectados com as novidades do setor.

A verdade é que no dia a dia, o volume de tarefas repetitivas acaba impedindo que a cultura de inovação seja praticada.

Assim como em outros departamentos, o departamento de TI também se vê obrigado a agir pelo caminho que já foi testado e aprovado, do que inovar e criar sempre.

Por outro lado, é na inovação que a empresa cresce e desenvolve processos melhores e mais produtivos, por isso essa cultura deve ser inserida no dia a dia dos profissionais.

Neste artigo mostraremos como criar uma cultura de inovação no ambiente de TI. Confira!

5 passos para criar uma cultura de inovação em TI

1. Faça mais com menos

Reduzir os custos na empresa, otimizando a área de TI é um desafio para grande parte das empresas e poucas alcançam o sucesso. Fazer mais com menos deve ser rotina e frequentemente lembrado pelos colaboradores.

Por isso, inclua essa premissa nos treinamentos da empresa, na comunicação interna, nos processos seletivos, de forma que o funcionário entre no escritório sabendo que ele sempre deve pensar dessa forma.

Para uma nova solução pense 10x antes

2. “Pense 10x”

É uma das práticas dos centros de inovações do Google. A ideia é que a verdadeira inovação só acontece quando tentamos melhorar algo em 10x, em vez de 10%.

Essa é a orientação que guia os engenheiros da Google [x], área da empresa responsável por desenvolver os maiores avanços tecnológicos.

Como aplicar isso em seu ambiente de TI? Sempre que a equipe estiver desenvolvendo uma nova solução, ou aplicando melhorias, peça que eles avaliem antes de começar, como aquela tarefa pode ser feita 10x melhor?

3. Foque nos dados

O TI deve trabalhar focado nos resultados obtidos por suas ações. Avalie quanto foi possível melhorar a rotina de outros profissionais a partir do que foi aplicado por sua equipe.

Busque dados para assegurar a sua avaliação. Evite se basear nas opiniões dos colaboradores, apenas. As informações obtidas através dos dados serão mais assertivas.

4. Invista em boas contratações

Os colaboradores não podem ser vistos como uma despesa, mas sim como um investimento. Ao investir nos profissionais certos, a empresa terá mais ganhos mesmo que precise pagar salários melhores.

Busque pessoas motivadas a corrigir problemas e consertar falhas, profissionais que querem promover mudanças em suas áreas, que estão sempre motivados a fazer e descobrir.

Invista em boas contratações

5. Ouça e seja flexível

Nem sempre as coisas sairão como o esperado e todos os colaboradores podem contribuir com soluções.

Por isso, é fundamental ser um bom ouvinte, dar autonomia para que outras pessoas apresentem soluções e ser flexível para aceitar que eles podem ter alternativas melhores.

A cultura de inovação é um processo contínuo que deve ser sempre motivado dentro da empresa. Caso contrário, a prática se perderá com o tempo.

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