As diferenças e vantagens entre: nuvem privada, nuvem pública e nuvem híbrida

Npo Sistemas
TI Profissional

Empresas que buscam crescimento e uma forma de alavancar suas operações, desenvolvem seus planejamentos orientados em dados, por isso cloud computing está em alta neste ano.

As empresas compreenderam que a transformação digital é primordial e faz parte desse processo.

Atualmente fala-se bastante sobre a migração para a nuvem, e existem numerosos artigos falando das vantagens de se fazer esta migração.

Mas existem várias opções, cada uma com suas particularidades, então neste artigo vamos abordar as diferenças e vantagens entre cada uma delas: nuvem privada, nuvem pública e nuvem híbrida.

Continue a leitura para compreender melhor.

Nuvem pública

O ambiente da nuvem pública é a entrega sob demanda de poder computacional, armazenamento de banco de dados, aplicações e outros recursos de TI por meio de uma plataforma de serviços via internet com definição de preço conforme o uso.

Para contextualizarmos melhor, com serviços e provedores comumente conhecidos, podemos citar:

  • AWS e seus serviços de infraestrutura;
  • Microsoft Azure e a suíte de aplicativos do Office 365.
  • Google Cloud Platform

Como benefícios da nuvem pública, podemos destacar o relativamente baixo custo de investimento e o menor tempo de implementação, visto que as soluções são pré formatadas e amplamente testadas.

Em questão da segurança, os ambientes de nuvens públicas são tão seguros quanto os ambientes privados, isso quando implementados corretamente.

É muito importante que o provedor utilize métodos adequados para a segurança, como por exemplo sistemas de prevenção e detecção de invasão (IDPS).

o que é a nuvem pública

Nuvem privada

A nuvem privada, tem como principal característica como o próprio nome diz, a privacidade; não há compartilhamento de servidores e os recursos só ficam acessíveis dentro da rede da empresa.

É muito usada por empresas, principalmente do meio financeiro, onde se exige uma privacidade e separação dos dados maior, e mesmo por alguns órgãos governamentais.

Como principais vantagens da nuvem privada podemos citar a segurança e a personalização de recursos, pois há uma restrição muito maior do número de pessoas com acesso aos servidores e a empresa pode gerenciar e alocar os seus recursos de uma forma mais customizada.

Existem alguns pontos a serem observados para uma correta implementação da nuvem privada, há setores da economia como o setor financeiro, ou de energia; onde existem uma série de normas regulamentadoras.

Estas normas tão bem como políticas de gestão internas, podem aumentar os custos de implementação.

Quanto menos recursos compartilhados, ou segurança mais reforçada, maior personalização, maior o tempo de implementação e consequentemente os custos.

Nuvem híbrida

Um conceito que abrange os dois modelos, é o da nuvem híbrida, onde o melhor dos dois mundos é oferecido.

O indicado é que a empresa realize um estudo com parceiros estratégicos experientes em soluções de cloud computing, para realizar um projeto de estratégia de migração para a nuvem.

Este projeto indicará quais aplicações serão ou não candidatas a esta migração, bem como o roadmap para implantação e migração para a nuvem.

Isto pode gerar economia, evitar problemas e fazer que a transição seja transparente para os clientes internos.

Os principais benefícios da nuvem híbrida são:

  • Flexibilidade: uma vez que os próprios usuários podem transferir seus recursos de uma nuvem privada para a pública, como documentos do Office, e vice-versa. Você tem à disposição os recursos de IaaS sob demanda.
  • Agilidade: aplicativos tidos como commodities podem ser disponibilizados com rapidez. Imagine que sua empresa lida com uma quantidade massiva de dados, e requer, por exemplo, uma análise destes dados, com BI, ou Power BI online e em tempo real. Estes aplicativos online são rápidos e seguros, podendo ser disponibilizados em qualquer local geográfico com acesso à internet.
  • Segurança: as aplicações e dados sensíveis podem ser armazenados em uma rede privada, local ou em um provedor (em servidores virtualizados dedicados).
  • Previsibilidade: a rede híbrida tem a vantagem de poder ser balanceada conforme a demanda, e a maioria dos players e parceiros de negócio tem uma “tabela de preços” escalável, sendo possível prever o custo efetivo das operações, mesmo antes de elas serem necessárias. Recursos extras só são pagos, em demandas de pico específicas.

Tendências do mercado e planejamento estratégico

Em 2017, a Forrester realizou um estudo apontando que as empresas usavam a nuvem para apenas 50% das provisões de TI. Assim como Gartner destacou, IaaS e PaaS seriam as principais tendências para o uso da nuvem nos próximos anos.

Noventa por cento das empresas devem comprar IaaS em nuvens públicas até 2022 integrando isto aos provedores de PaaS.

Esta integração aliás é apontada como o principal impulsionador para os serviços de nuvem já em 2019, contribuindo assim para adoção geral da nuvem nas empresas.

Evolução que gera produtividade, disponibilidade e performance

Muitas empresas compreenderam que a nuvem privada, nuvem pública, ou até mesmo a nuvem híbrida, é uma vantagem competitiva para o negócio.

Essa é uma evolução para a empresa que certamente promoverá o crescimento de produtividade, disponibilidade e a performance da empresa como um tudo.

Não há como planejar um futuro positivo para o negócio, sem considerar esse diferencial competitivo.

Entre em contato conosco e vamos conversar sobre a jornada da sua empresa para a nuvem! Vamos auxiliá-los em todas as etapas, fazendo essa transição do ambiente tradicional para o cloud.

Deixe seu comentário

Nosso Blog

  • Inovação

    Como proteger os dados da empresa dos acessos por dispositivos móveis

    12 de julho de 2019

    Nos últimos anos, os avanços tecnológicos em relação aos wearables estão mudando nossos comportamentos. Assim, muda também nosso modo de trabalhar. Dessa forma, nossos notebooks, smartphones e tablets são nossos escritórios portáteis. Assim, acessamos a rede da empresa, as páginas WEB e e-mails particulares. No entanto, isso representa um grande risco de segurança à informação […]

  • Inovação

    5 TED talks incríveis que um líder de TI deveria assistir

    5 de julho de 2019

    Quase todos conhecemos o TED. Eventos voltados à Tecnologia, Entertainment e Design. Assim, o movimento das “idéias que valem a pena ser compartilhadas” (slogan do grupo), começou ainda em meados dos anos 1980. No entanto, só nos anos 1990 as palestras (talks) começaram. Assim, em 2009 criaram os TEDx, eventos independentes que tem a mesma […]