Npo Sistemas
TI Profissional
Empresas que buscam crescimento e uma forma de alavancar suas operações, desenvolvem seus planejamentos orientados em dados, por isso cloud computing está em alta neste ano.
As empresas compreenderam que a transformação digital é primordial e faz parte desse processo.
Atualmente fala-se bastante sobre a migração para a nuvem, e existem numerosos artigos falando das vantagens de se fazer esta migração.
Mas existem várias opções, cada uma com suas particularidades, então neste artigo vamos abordar as diferenças e vantagens entre cada uma delas: nuvem privada, nuvem pública e nuvem híbrida.
Continue a leitura para compreender melhor.
O ambiente da nuvem pública é a entrega sob demanda de poder computacional, armazenamento de banco de dados, aplicações e outros recursos de TI por meio de uma plataforma de serviços via internet com definição de preço conforme o uso.
Para contextualizarmos melhor, com serviços e provedores comumente conhecidos, podemos citar:
Como benefícios da nuvem pública, podemos destacar o relativamente baixo custo de investimento e o menor tempo de implementação, visto que as soluções são pré formatadas e amplamente testadas.
Em questão da segurança, os ambientes de nuvens públicas são tão seguros quanto os ambientes privados, isso quando implementados corretamente.
É muito importante que o provedor utilize métodos adequados para a segurança, como por exemplo sistemas de prevenção e detecção de invasão (IDPS).
A nuvem privada, tem como principal característica como o próprio nome diz, a privacidade; não há compartilhamento de servidores e os recursos só ficam acessíveis dentro da rede da empresa.
É muito usada por empresas, principalmente do meio financeiro, onde se exige uma privacidade e separação dos dados maior, e mesmo por alguns órgãos governamentais.
Como principais vantagens da nuvem privada podemos citar a segurança e a personalização de recursos, pois há uma restrição muito maior do número de pessoas com acesso aos servidores e a empresa pode gerenciar e alocar os seus recursos de uma forma mais customizada.
Existem alguns pontos a serem observados para uma correta implementação da nuvem privada, há setores da economia como o setor financeiro, ou de energia; onde existem uma série de normas regulamentadoras.
Estas normas tão bem como políticas de gestão internas, podem aumentar os custos de implementação.
Quanto menos recursos compartilhados, ou segurança mais reforçada, maior personalização, maior o tempo de implementação e consequentemente os custos.
Um conceito que abrange os dois modelos, é o da nuvem híbrida, onde o melhor dos dois mundos é oferecido.
O indicado é que a empresa realize um estudo com parceiros estratégicos experientes em soluções de cloud computing, para realizar um projeto de estratégia de migração para a nuvem.
Este projeto indicará quais aplicações serão ou não candidatas a esta migração, bem como o roadmap para implantação e migração para a nuvem.
Isto pode gerar economia, evitar problemas e fazer que a transição seja transparente para os clientes internos.
Os principais benefícios da nuvem híbrida são:
Em 2017, a Forrester realizou um estudo apontando que as empresas usavam a nuvem para apenas 50% das provisões de TI. Assim como Gartner destacou, IaaS e PaaS seriam as principais tendências para o uso da nuvem nos próximos anos.
Noventa por cento das empresas devem comprar IaaS em nuvens públicas até 2022 integrando isto aos provedores de PaaS.
Esta integração aliás é apontada como o principal impulsionador para os serviços de nuvem já em 2019, contribuindo assim para adoção geral da nuvem nas empresas.
Muitas empresas compreenderam que a nuvem privada, nuvem pública, ou até mesmo a nuvem híbrida, é uma vantagem competitiva para o negócio.
Essa é uma evolução para a empresa que certamente promoverá o crescimento de produtividade, disponibilidade e a performance da empresa como um tudo.
Não há como planejar um futuro positivo para o negócio, sem considerar esse diferencial competitivo.
Entre em contato conosco e vamos conversar sobre a jornada da sua empresa para a nuvem! Vamos auxiliá-los em todas as etapas, fazendo essa transição do ambiente tradicional para o cloud.
Saiba como foi o uso da AWS pela Teksid do Brasil para hospedar o novo ambiente SAP Hana. A NPO vinha suportando a Teksid nas demandas de infraestrutura de datacenter e, mediante diretriz de seu CIO, Wellington Coelho, em hospedar o SAP Hana em AWS firmamos a parceria nesse inovador projeto, entregando em tempo recorde. […]
Agregar todos os serviços e tecnologias oferecidas pelo mercado é uma tarefa praticamente impossível de ser realizada. Dessa maneira, as soluções em cloud são a chave para a transformação digital. Além disso, o número de especialistas e profissionais internos necessários para atender os mais diversos setores da tecnologia em uma empresa tornam a operação inviável […]
Deixe seu comentário