Npo Sistemas
TI Profissional
Segundo a RNP (Escola Superior de Redes), “a Governança em TI está relacionada ao desenvolvimento de um conjunto estruturado de competências e habilidades estratégicas para profissionais de TI. Assim, são responsáveis pelo planejamento, implantação, controle e monitoramento de programas e projetos de governança. Portanto, requisito fundamental para as organizações, do ponto de vista de aspectos operacionais e de implicações legais.”
Negócios e TI estão cada vez mais ligados. Assim, a tecnologia está se tornando onipresente. Então, com wearables conectados à Internet, IoT, IA, a governança de TI é mais que um desejo, é uma necessidade. Mas afinal, o que é governança de TI, e como implementar?
Em 2017, a ISACA, uma associação global de profissionais de auditoria de TI realizou uma pesquisa junto a 732 líderes de organizações ao redor do mundo. Assim, o resultado dessa pesquisa (“Better Tech Governance Is Better for Business“) apontou que a governança de TI é uma prioridade que ascendeu o board diretivo.
Outra pesquisa mostrou que 92% dos entrevistados acreditam que uma governança de TI bem implementada traz resultados financeiros melhores para os negócios. Além disso, 89% deles acreditam que isso leva também mais agilidade a esses mesmos negócios. Por outro lado, 62% dos 200 CIOs entrevistados disseram que “não conseguiriam estabelecer uma base sólida para a transformação da TI, documentando e comunicando seus planos”. Ainda 44% deles disseram não terem tomado medidas para apoiar a transformação da TI. 51% paralisaram iniciativas ligadas à transformação. Assim, o Grupo Gartner, considerou no resultado de seu relatório “Estabelecendo Princípios de Governança para a Era Digital” que a governança de TI na era digital é algo “problemático”.
A ISACA desenvolveu o COBIT (Control Objectives for Information and Related Technologies), como um framework de boas práticas para a governança de TI. Assim, a edição mais recente, lançada em novembro e dezembro de 2018, conhecida como COBIT 2019 atualizou uma série de itens. Então, abordando as tendências e tecnologias mais novas. Assim, continua não excludente aos ITIL , CMMI e TOGAF. Das atualizações, podemos destacar:
Visão geral dos processos do COBIT 2019 – COBIT 2019 Framework Diagrams – ISACA
O COBIT 2019 apresenta em seus modelos, “Fatores de Desenho” e “Área de Foco”. Assim, permite uma maior flexibilidade do framework para aderência às necessidades e realidades da sua empresa.
Esses fatores de desenho são muito extensos, abordando estratégias corporativas de negócio, papéis, modelo de prestação de serviços, passando pelos requisitos de compliance e indo além. Já as áreas de foco, objetivamente definem os componentes inerentes à governança, risco, segurança DevOps e o porte da organização. Portanto, esse fluxo de modelagem orienta a maneira que a governança é definida.
Fluxo da modelagem da Governança de TI do COBIT 2019 – COBIT 2019 Framework Diagrams – ISACA
A TI agora está mais próxima e integrada aos processos de negócio. Assim, podemos observar isso na relação entre os grupos de princípios de sistemas de governança e os princípios de framework de governança, respectivamente, nas figuras a seguir:
Princípios de Governança Sistemas do COBIT 2019 – COBIT 2019 Framework Diagrams – ISACA
Princípios Framework de Governança de TI do COBIT 2019 – COBIT 2019 Framework Diagrams – ISACA
Os princípios “Sistema Dinâmico de Governança” e “Adaptado às Necessidade Corporativas” reforçam o que dissemos anteriormente, que os processos de Governança de TI do COBIT 2019 dão flexibilidade e maior aderência ao modelo e às necessidades do negócio. Além disso, um princípio incluído é que deve “Ser Baseado em um Modelo Conceitual”, “Ser Aberto e Flexível”, de maneira análoga ao adotado pelo software de código aberto e livre, uma tendência que está sendo cada vez mais adotada.
Os processos essenciais são descritos conforme a figura a seguir:
Processos Essenciais do COBIT 2019 – COBIT 2019 Framework Diagrams – ISACA
O roadmap de implantação da governança baseado em COBIT 2019 pode ser resumido em:
Roadmap de implantação do COBIT 2019 – COBIT 2019 Framework Diagrams – ISACA
Implantar a governança de TI não é tarefa fácil. Mas se a empresa consegue ter um padrão de governança robusto, com objetivos e planejamento claro, catálogo de serviços e roadmap definidos, ficará sempre mais fácil de manter os negócios mais fortes e a TI estratégica para a organização.
Saiba como foi o uso da AWS pela Teksid do Brasil para hospedar o novo ambiente SAP Hana. A NPO vinha suportando a Teksid nas demandas de infraestrutura de datacenter e, mediante diretriz de seu CIO, Wellington Coelho, em hospedar o SAP Hana em AWS firmamos a parceria nesse inovador projeto, entregando em tempo recorde. […]
Agregar todos os serviços e tecnologias oferecidas pelo mercado é uma tarefa praticamente impossível de ser realizada. Dessa maneira, as soluções em cloud são a chave para a transformação digital. Além disso, o número de especialistas e profissionais internos necessários para atender os mais diversos setores da tecnologia em uma empresa tornam a operação inviável […]
Deixe seu comentário