Grupo Sada: jornada Cloud AWS

Npo Sistemas
TI Profissional

O Grupo Sada é um dos clientes da Npo Sistemas do Brasil. Assim, nesse post, iremos contar a jornada do grupo para a cloud AWS.

Sobre o Grupo Sada

No ano de 1976, o empresário naturalizado brasileiro Vittorio Medioli instalava em Contagem a Sada Transportes e Armazenagens, a primeira empresa de uma história marcada pela inovação. Assim, hoje, mais de 40 anos depois, são 857.512 veículos transportados por ano, 49 milhões de litros de etanol produzidos, e 7.000 empregos gerados em 52 municípios no Brasil e em mais três cidades na Argentina.

Entre concessionárias, biocombustível, siderurgia, reflorestamento, geração de energia, indústria, agricultura, autopeças, comércio, prestação de serviços e várias outras atividades, o transporte de veículos é carro-chefe, com uma fatia de 55% dos negócios. Com mais de 30 empresas no grupo, o faturamento atingiu cerca de R$ 3 bilhões no ano passado. Para o fundador, o sucesso está relacionado a qualidade, sustentabilidade, motivação e a diversificação dos negócios aliado ao perfil inovador do grupo que assegura a manutenção da solidez e a evolução das empresas.

Grupo sada jornada cloud aws

 

 

O Desafio

O mercado atual coloca a necessidade de acompanhar e estar alinhado com as tendências bem como trabalhar as novas demandas impostas pelo atual momento. Na busca da transformação digital, se torna indispensável a procura da modernização e acompanhamento das inovações tecnológicas para o engajamento das novas tecnologias. Assim, sempre com o objetivo de tirar o melhor proveito das ferramentas tecnológicas utilizadas no ambiente de trabalho e usá-las para atingir os objetivos dos negócios.

De acordo com o estágio de maturidade na transformação da TI, a busca pela implementação de novas infraestruturas, processos e alinhamentos organizacionais são adequados às necessidades da Transformação. Assim, permitem o compromisso com projetos de modernização e adoção de tecnologias modernas. Dessa maneira, beneficiando os serviços de data center que possibilitam a utilização de sistemas escaláveis e com alta disponibilidade. Além disso, permite o pagamento pelo uso(consumo) e também a troca de CAPEX por OPEX. Além do aumento na agilidade e o tempo de respostas e entregas da TI.

A Solução

A seguir é detalhado a solução adotada para cada desafio apresentado:

Backup On premises SADA – Migração do backup para nuvem com o objetivo de pagar pelo uso e realizar a troca de CAPEX para OPEX

Para o backup em nuvem foi utilizado o serviço AWS do Storage Gateway. Assim, foi criada uma Tape Library virtual para trabalhar como mídia para o software de backup. Essa estratégia permitiu a possibilidade de trabalhar com uma cópia de segurança na nuvem. Utilizando a feature Lifecycle do serviço AWS S3, foi possível especificar e identificar quais os arquivos que possuem mais de 30 dias de armazenamento. Assim, permitindo a sua migração para o serviço de archive do S3 Glacier. Dessa maneira, com essa operação, foi possível otimizar ainda mais o custo da solução.

Jornada Cloud AWS SADA

Plataforma On line do Jornal OTempo – Migração do ambiente Polopoly

O ambiente do Polopoly é responsável por hospedar o website do jornal O Tempo. Para esse ambiente, a solução foi construída utilizando o serviço AWS Route53. Assim, para permitir um DNS gerenciado, escalável e com alta disponibilidade para a hospedagem do domínio do jornal. Em relação ao serviço de compute da AWS (processamento) foram utilizadas as instâncias EC2 com as AMIs, armazenadas no serviço do S3. Assim, garantindo a recuperabilidade a baixo custo das instancias (EC2/AMI). O serviço AWS CloudWatch é utilizado para permitir a tomada de ações de notificação/correção automáticas. Atualmente, a equipe de desenvolvimento utiliza o AWS Code Commit como repositório Git para hospedagem do código para atualizações do ambiente.

Jornada Cloud AWS SADA

Modernização do ambiente da concessionária DEVA – Migração da infraestrutura de TI (servidores, storage, rede) para nuvem

A solução neste caso teve como principal drive a atual infraestrutura física do data center que já estava depreciada e a necessidade de migrar o ambiente para um local seguro. Dessa forma, além de considerar/demandar a infraestrutura física da AWS (facilities) como um diferencial, a solução considerou os serviços de compute (processamento) EC2, conectividade VPN, armazenamento via serviço S3 e snapshots. Com uma aplicação cliente-servidor e utilizando uma solução de mercado para acesso remoto, a migração foi realizada de forma rápida e segura para a AWS. Com uma estratégia de backups de banco de dados e snapshots, garantimos a recuperabilidade do ambiente, utilizando os serviços de Lambda e CloudWatch para orquestrar a execução serverless de código para automatizar a criação de snapshots do ambiente.

Jornada Cloud AWS SADA

O Resultado

Devido à adoção da solução foi possível trabalhar nos ajustes contínuos do ambiente visando melhores práticas de segurança e disponibilidade. Além disso, a garantia da durabilidade dos volumes armazenados é de 99,999999999% com o uso do S3 e Glacier. Além de apresentar um baixo custo. O valor do investimento necessário para realizar o backup na nuvem foi menor que o valor necessário para uma solução de armazenamento on-premises, levando em consideração os custos de posse e manutenção do equipamento necessário, bem como a redução do overhead de administração do ambiente. Vale ressaltar também a facilidade de escalar recursos no ambiente em nuvem, pagando exatamente pelo tempo utilizado do recurso e mantendo a performance do ambiente de acordo com a necessidade do negócio.

Deixe seu comentário

Nosso Blog

  • Inovação

    Principais práticas que barram a transformação digital nas empresas

    10 de outubro de 2019

    O mundo vive a transformação digital e as empresas e gestores precisam estar alinhados com ela para conduzir os negócios de forma competitiva e produtiva. O fato é que a tecnologia transformou muitos processos, mas, diferente do que muitos pensam, essa transformação vai muito além da digitalização das informações.A digitalização, de fato, contribui para a […]

  • Inovação

    Modernizar a infraestrutura é fundamental para a redução de custos nas empresas

    30 de setembro de 2019

    A modernização da infraestrutura permite desempenho otimizado, maior disponibilidade, otimização dos processos, mais segurança, menores gastos com manutenção, dentre outros benefícios. Assim, segundo um estudo recente da IDC Brasil, grande parte das empresas brasileiras não estão com a infraestrutura de TI preparada para a transformação digital. Além disso, em uma escala de 0 a 100, foi […]