Npo Sistemas
TI Profissional
A modernização da infraestrutura permite desempenho otimizado, maior disponibilidade, otimização dos processos, mais segurança, menores gastos com manutenção, dentre outros benefícios. Assim, segundo um estudo recente da IDC Brasil, grande parte das empresas brasileiras não estão com a infraestrutura de TI preparada para a transformação digital. Além disso, em uma escala de 0 a 100, foi identificado que o patamar de adequação da infraestrutura de TI das empresas, pouco ultrapassa a faixa de 40%. Diante disso, a redução de custos se torna um objetivo cada vez mais inalcançável.
No atual contexto da transformação digital, uma das principais formas de redução de custos é através da modernização da infraestrutura. Portanto, poderíamos começar com a análise de alguns pontos cruciais. Sendo eles; serviços de cloud, migração de workloads candidatos à nuvem e, por fim, otimização da estrutura física existente. Assim, permitindo a implantação de um modelo de arquiteturas híbridas.
Atualmente, uma das opções para modernização da infraestrutura mais usadas, e que apresenta resultados significativos na redução de custos considerando a obsolescência é a adoção da hiperconvergência.
“Uma pesquisa da ISACA mostrou que 92% dos entrevistados acreditam que uma governança de TI bem implementada traz resultados financeiros melhores para os negócios. E ainda, 89% deles, acreditam que isto leva também mais agilidade a estes mesmos negócios”
Uma boa implementação de governança, resulta automaticamente em uma melhor administração de recursos. Assim, em um negócio onde a TI não é o fim, mas o meio para que ele aconteça, cada centavo investido na TI deve ser justificado, e ter um objetivo relevante na cadeia produtiva, do contrário, é um gasto.
Em conformidade com o estudo da ISACA, evoluindo para a HIC, a simplificação no gerenciamento fará que o OPEX (capital necessário para manutenção das operações) seja racionalizado, diminua e se mantenha estável e previsível.
Em virtude disto, a modernização feita com a adoção para uma infraestrutura hiperconvergente, integra todos os componentes da TI, como elementos de computação, dispositivos de armazenamento, ativos de rede, sistemas de segurança, softwares.
Livre-se da obsolência. Durante os anos, métodos e sistemas vão caindo em desuso e seu desempenho vai caindo proporcionalmente ao aumento dos custos. Por isso é essencial uma avaliação de todo o parque tecnológico, para uma análise do que “custa caro” e deve ser substituído. Mesmo que pareça estranho livrar-se de servidores ou sistemas que ainda estejam em uso, no longo prazo você verá que a empresa terá um retorno maior diminuindo algumas despesas e ganhando produtividade.
Uma atualização da infraestrutura proporcionará maior agilidade na execução das atividades, aumentando a produtividade e diminuindo o custo com a repetição de tarefas e o tempo exigido em cada uma delas.
Naturalmente, os custos com profissionais de TI capacitados são necessários, não há como abrir mão disso. Porém, a despesa e as preocupações com o setor não precisam ser mais uma demanda do seu negócio. Ao terceirizar o serviço, você garante um atendimento completo, além de transferir os problemas e a dedicação em resolvê-los para outra empresa. O objetivo é prevenir o máximo de problemas possíveis e/ou resolvê-los com a empresa contratada.
Os investimentos iniciais em modernização ainda parecem altos? A transferência das despesas de computação de CAPEX para OPEX, podem inclusive serem deduzidas dos impostos. Isso quer dizer que contratar soluções em nuvem, hiperconvergentes e terceirizando a infraestrutura de TI, além de economizar com a simplificação, automação e centralização, pode-se conseguir redução também na carga tributária.
Enfim, escolher o parceiro ideal para a modernização requer critério e alguns cuidados especiais. Certifique-se que seu parceiro entregue pelo menos o que lhe foi prometido com a modernização do parque tecnológico. Vamos tentar fazer isso em 4 passos:
Saiba como foi o uso da AWS pela Teksid do Brasil para hospedar o novo ambiente SAP Hana. A NPO vinha suportando a Teksid nas demandas de infraestrutura de datacenter e, mediante diretriz de seu CIO, Wellington Coelho, em hospedar o SAP Hana em AWS firmamos a parceria nesse inovador projeto, entregando em tempo recorde. […]
Agregar todos os serviços e tecnologias oferecidas pelo mercado é uma tarefa praticamente impossível de ser realizada. Dessa maneira, as soluções em cloud são a chave para a transformação digital. Além disso, o número de especialistas e profissionais internos necessários para atender os mais diversos setores da tecnologia em uma empresa tornam a operação inviável […]
Deixe seu comentário