Modernizar a infraestrutura é fundamental para a redução de custos nas empresas

Npo Sistemas
TI Profissional

A modernização da infraestrutura permite desempenho otimizado, maior disponibilidade, otimização dos processos, mais segurança, menores gastos com manutenção, dentre outros benefícios. Assim, segundo um estudo recente da IDC Brasil, grande parte das empresas brasileiras não estão com a infraestrutura de TI preparada para a transformação digital. Além disso, em uma escala de 0 a 100, foi identificado que o patamar de adequação da infraestrutura de TI das empresas, pouco ultrapassa a faixa de 40%. Diante disso, a redução de custos se torna um objetivo cada vez mais inalcançável.

Redução de custos nas empresas

A importância da modernização para a redução de custos

No atual contexto da transformação digital, uma das principais formas de redução de custos é através da modernização da infraestrutura. Portanto, poderíamos começar com a análise de alguns pontos cruciais. Sendo eles; serviços de cloud, migração de workloads candidatos à nuvem e, por fim, otimização da estrutura física existente. Assim, permitindo a implantação de um modelo de arquiteturas híbridas.

Atualmente, uma das opções para modernização da infraestrutura mais usadas, e que apresenta resultados significativos na redução de custos considerando a obsolescência é a adoção da hiperconvergência.

“Uma pesquisa da ISACA mostrou que 92% dos entrevistados acreditam que uma governança de TI bem implementada traz resultados financeiros melhores para os negócios. E ainda, 89% deles, acreditam que isto leva também mais agilidade a estes mesmos negócios”

Uma boa implementação de governança, resulta automaticamente em uma melhor administração de recursos. Assim, em um negócio onde a TI não é o fim, mas o meio para que ele aconteça, cada centavo investido na TI deve ser justificado, e ter um objetivo relevante na cadeia produtiva, do contrário, é um gasto.

Em conformidade com o estudo da ISACA, evoluindo para a HIC, a simplificação no gerenciamento fará que o OPEX (capital necessário para manutenção das operações) seja racionalizado, diminua e se mantenha estável e previsível.

Em virtude disto, a modernização feita com a adoção para uma infraestrutura hiperconvergente, integra todos os componentes da TI, como elementos de computação, dispositivos de armazenamento, ativos de rede, sistemas de segurança, softwares.

Como reduzir custos

Livre-se da obsolência. Durante os anos, métodos e sistemas vão caindo em desuso e seu desempenho vai caindo proporcionalmente ao aumento dos custos. Por isso é essencial uma avaliação de todo o parque tecnológico, para uma análise do que “custa caro” e deve ser substituído. Mesmo que pareça estranho livrar-se de servidores ou sistemas que ainda estejam em uso, no longo prazo você verá que a empresa terá um retorno maior diminuindo algumas despesas e ganhando produtividade.

Uma atualização da infraestrutura proporcionará maior agilidade na execução das atividades, aumentando a produtividade e diminuindo o custo com a repetição de tarefas e o tempo exigido em cada uma delas.

Naturalmente, os custos com profissionais de TI capacitados são necessários, não há como abrir mão disso. Porém, a despesa e as preocupações com o setor não precisam ser mais uma demanda do seu negócio. Ao terceirizar o serviço, você garante um atendimento completo, além de transferir os problemas e a dedicação em resolvê-los para outra empresa. O objetivo é prevenir o máximo de problemas possíveis e/ou resolvê-los com a empresa contratada.

Os investimentos iniciais em modernização ainda parecem altos?  A transferência das despesas de computação de CAPEX para OPEX,  podem inclusive serem deduzidas dos impostos. Isso quer dizer que contratar soluções em nuvem, hiperconvergentes e terceirizando a infraestrutura de TI, além de economizar com a simplificação, automação e centralização, pode-se conseguir redução também na carga tributária.

A escolha do parceiro ideal

Enfim, escolher o parceiro ideal para a modernização requer critério e alguns cuidados especiais. Certifique-se que seu parceiro entregue pelo menos o que lhe foi prometido com a modernização do parque tecnológico. Vamos tentar fazer isso em 4 passos:

  • A primeira coisa que se deve avaliar é o custo real do projeto. Um projeto bem escrito e pautado em dados numéricos mensuráveis, é fundamental. Certifique-se que os custos diretos para governança foram reduzidos ou eliminados. O que pode ser obtido com a terceirização e migração para cloud. Soluções do Full Outsourcing alinham TI ao negócio e auxiliam na tomada de decisões. Se seu fornecedor é capaz de entregar tecnologia como uma camada de serviço e demonstrar isso com o planejamento de curto, médio e longo prazos, então, o primeiro passo foi dado com segurança.
  • Identifique se a equipe do seu parceiro é certificada pelos fabricantes ou pelas organizações certificadoras independentes. Além disso, que as soluções estejam em conformidade e compliance com as normas e melhores práticas do setor. Se o fornecedor for capaz de entregar uma equipe especializada e focada garantindo que seu negócio esteja disponível 24h por dia, o segundo passo foi dado.
  • Seu fornecedor pode atuar como um parceiro estratégico? Ele é capaz de indicar a solução mais adequada para uma operação contínua e segura para seu negócio, assegurando em contrato o SLA, permitindo sua empresa focar majoritariamente nos seus negócios? Então, o terceiro passo foi dado.
  • Seu parceiro conta com suporte especializado e apoio dos principais fabricantes de hardware software e serviços globais? Então, o quarto passo foi dado para a escolha do parceiro estratégico.

Deixe seu comentário

Nosso Blog

  • Inovação

    Principais práticas que barram a transformação digital nas empresas

    10 de outubro de 2019

    O mundo vive a transformação digital e as empresas e gestores precisam estar alinhados com ela para conduzir os negócios de forma competitiva e produtiva. O fato é que a tecnologia transformou muitos processos, mas, diferente do que muitos pensam, essa transformação vai muito além da digitalização das informações.A digitalização, de fato, contribui para a […]

  • Inovação

    Modernizar a infraestrutura é fundamental para a redução de custos nas empresas

    30 de setembro de 2019

    A modernização da infraestrutura permite desempenho otimizado, maior disponibilidade, otimização dos processos, mais segurança, menores gastos com manutenção, dentre outros benefícios. Assim, segundo um estudo recente da IDC Brasil, grande parte das empresas brasileiras não estão com a infraestrutura de TI preparada para a transformação digital. Além disso, em uma escala de 0 a 100, foi […]