O que é NOC e quais as vantagens de implementá-lo

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TI Profissional

O Network Operations Center ou simplesmente NOC, é, por definição, um local onde se realiza o monitoramento, controle e gestão dos eventos de TI. Assim, com a utilização de softwares específicos para esse fim e uma equipe especializada, o NOC monitora todas as atividades e alertas gerados por todos os ativos de TI. Assim, por ativos se entendem os dispositivos físicos ou virtuais (softwares) como computadores, servidores, switches, roteadores, firewalls e máquinas virtuais.

A equipe do NOC atua ativamente na prevenção de ataques cibernéticos. Dessa forma, evitando a indisponibilidade de aplicativos, servidores e rede, melhorar a performance dos sistemas de TI e tornar o ambiente seguro, estável e performático. Portanto, os analistas avaliam as métricas estipuladas na política de governança.

Então, vamos entender mais o que é um NOC e quais as vantagens de implementá-lo.

O NOC faz mais que monitorar, controlar e gerir

O NOC tem funções muito mais sofisticadas e ligadas ao negócio do que possa parecer. Assim, é no NOC que scripts são executados com a finalidade de garantir o acesso adequado às aplicações, como o banco de dados. Então, outros scripts relacionados à estabilização e performance também são executados. Assim, com a finalidade de manter o ambiente sempre acessível para os usuários.

O NOC extrai diversas informações dos ativos de TI e faz análises constantes. Assim, servem de indicadores para as equipes de suporte elaborem relatórios sobre as condições do ambiente de TI. Bem como capacidade dos servidores e desempenho das máquinas e sistemas. Portanto, essa informação servirá de base para o gerente apresentar os resultados ao CIO. Esse, por sua vez, irá agir preventivamente, e poderá, sempre que necessário, elaborar planos de modernização tecnológica da empresa. Dessa forma, podem prevenir downtime e melhorar a produtividade e satisfação dos usuários com o ambiente de TI.

Algumas importantes funções do NOC:

  • Monitoramento de rede;
  • Prevenção de incidentes;
  • Reação rápida em caso de algum incidente ocorrer;
  • Administração de sistemas de comunicação (e-mail, voz e vídeo);
  • Instalação e atualização de softwares;
  • Suporte a aplicações;
  • Backup e armazenamento;
  • Garantia de continuidade dos negócios com Disaster Recovery;
  • Monitoramento e controle de firewall e controle de IPs;
  • Análise de ameaças externas;
  • Varredura de máquinas e sistemas contra vírus e malwares, remediando quando necessário;
  • Extrair e analisar relatórios de performance, qualidade e otimização de ambiente;
  • Fazer a coordenação de políticas de uso.

Quais os benefícios de implementar o NOC?

Acompanhe constantemente o que está acontecendo na sua infraestrutura. O relatório Network Barometer Report 2016 revelou que ambientes monitorados têm resposta 69% mais rápida e tempo de reparo 32% menor em relação às não gerenciadas. Assim, o mesmo estudo indica que 33% dos incidentes são causados por falha humana, seja durante a configuração, seja na operação. 75% das redes têm, pelo menos, uma vulnerabilidade de segurança.

O NOC é capaz de gerar economia de tempo e redução de gastos, com o aumento natural da eficiência dos usuários. Dessa forma, o fator psicológico influencia a produtividade dos funcionários positivamente. Pois, sabem que estão sendo monitorados e medidos, através de sistemas automatizados.

Ademais, com a automação de inventário e reparo remoto, a empresa pode investir recursos antes direcionados para essas tarefas, para outras áreas.

O sistema

Você busca por um sistema centralizado e eficiente para monitorar e gerenciar seus sistemas? Então, implementar o NOC é a resposta mais adequada para suas demandas. Pois, esse modelo proativo pode aumentar o lucro e a produtividade da sua empresa. Dessa forma, sem perigo de interrupções em sua comunicação.

Controle de mais dispositivos sem precisar contratar mais funcionários. O NOC funciona como uma extensão do seu time. Assim, significa que você terá condições de gerir mais dispositivos sem ter que passar pelo dispendioso processo de entrevistar, contratar e treinar novos técnicos.

Quando sua empresa experimentar soluções de NOC e governança de TI, vão notar um aumento da produtividade, do tempo de resposta às requisições dos usuários e uma otimização do ambiente de TI, que resultará numa redução de custos. Existe uma cultura de reação aos problemas e não de predição a eles. Assim, se aguardarmos um servidor falhar ou um sistema cair, podemos ter uma perda significativa de produtividade, perda de negócios importantes, com impacto negativo no quadro financeiro da empresa, além dos custos com manutenção corretiva.

As empresas que contam com um NOC, irão contar com toda uma infraestrutura e política de governança especializada, que possibilitará, dentre outras coisas, identificar, encontrar e mitigar problemas, antes que eles ocorram.

A escalabilidade da TI é outra vantagem que o NOC pode proporcionar. Se a empresa precisa instalar novos servidores, ou implantar novos ambientes, o NOC terá condições de responder sobre eles.

O NOC dará um direcionamento estratégico ao CIO. Pois ele tem acesso a todos os alertas de performance de cada atividade da empresa. Assim, dando condições ao gestor da área e ao CIO, elaborarem planos de resposta a riscos ou de investimento em novas aquisições de tecnologia, treinamento e até indicadores de quais processos podem ser automatizados.

Como implantar

É importante ressaltar que, NOCs terceirizados são consideravelmente mais baratos que a implantação de um NOC interno. Equipes especializadas e profissionais certificados são fatores que devem ser considerados. Assim, devido ao grande número de ativos e dados coletados para análise, é importante ter profissionais capazes de operar sistemas específicos e analisar tamanha quantidade de dados gerados. Tão importante quanto o parceiro certo e os profissionais certos, é a política de governança e processos bem desenhados e documentados.

Algumas dicas para implantação:

  • Facilite a comunicação e integração. O NOC tem a função primordial de monitorar e controlar um ambiente. Então, é preciso que existam canais de comunicação sempre abertos e eficientes, para que as pessoas certas sejam contatadas, caso seja necessário
  • Tenha um sistema de alertas. O sistema de alertas vai muito além de alarmes padronizados nos aplicativos do NOC. É preciso escrever e documentar um processo de escalonamento, uma matriz RACI (Responsible, Accountable, Consulted and Informed) pode ser especialmente útil e eficaz para essa situação
  • Trabalhe com gestão de riscos. Riscos são comumente deixados de lado na maioria das empresas. É crucial ter um mapa de riscos e um plano de respostas a riscos.

Como dito anteriormente, NOC são substancialmente mais baratos quando terceirizados, então, conte com um parceiro que faça a gestão de infraestrutura padronizada alinhada às boas práticas do setor de TI. A Npo Sistemas oferece o conhecimento que adquirimos em anos de atuação no segmento, solucionando situações críticas e ajudando os nossos clientes a alavancar o desempenho da sua TI. Desenvolvemos os processos com objetivo de alcançar a maturidade na gestão dos incidentes nos ambientes de TI. Visite nosso site ou agende uma consulta com um especialista da Npo para saber mais.

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