Principais fatores que prejudicam o alinhamento dos negócios com a TI

Npo Sistemas
TI Profissional

Promover o alinhamento dos negócios com a TI é ponto vital para ter sucesso no empreendimento e enfrentar o mercado competitivo. Isso porque a tecnologia tornou-se muito mais do que uma ferramenta operacional, como era vista antigamente. Assim, hoje, por meio dela, é possível reduzir custos operacionais, aumentar a produtividade e melhorar seus lucros.

Então, por mais que a tecnologia da informação seja imprescindível para otimizar processos e eliminar barreiras, ainda existem muitos fatores que impedem o alinhamento dos negócios com a TI. Assim, é sobre eles que vamos falar no nosso artigo. Então, continue lendo e veja quais são os principais e como enfrentá-los.

A importância da área de TI

A TI – Tecnologia da Informação – consiste no conjunto de atividades e soluções que tem como objetivo o armazenamento, proteção, obtenção, processamento, gerenciamento e uso das informações a partir de recursos computacionais. Por isso, é essencial que todas as decisões relacionadas, diretamente ou não, à TI sejam tomadas por profissionais capacitados, para garantir que as atividades da empresa ocorram normalmente e com segurança.

A equipe de Tecnologia da Informação deve focar, portanto, no desempenho, disponibilidade e segurança de todos os softwares e hardwares da empresa, sempre buscando o não desperdício de recursos e evitando, assim, gastos desnecessários. Dessa forma, a TI está diretamente relacionada com todas as áreas do negócio, mesmo que não trabalhe diretamente com o desenvolvimento de produtos.

Alguns dos setores que ela está envolvida são:

  • planejamento estratégico,
  • controle financeiro,
  • recursos humanos,
  • gestão de projetos.

Fatores que prejudicam o alinhamento dos negócios com a TI

Infelizmente, em pleno século XXI, muitas empresas ainda não conseguem um perfeito alinhamento dos negócios com a TI. Isso porque muitos gestores ainda não se conscientizaram que a tecnologia é uma realidade sem volta e um poderoso recurso. Assim, as empresas que não incorporarem a Tecnologia da Informação em seus negócios, a curto prazo, estão fadadas a serem deixadas para trás.

De acordo com o CIO André Souza, da Fiat Chrysler, em entrevista para a Npo Sistemas, uma das grandes dificuldades e desafios existentes entre a área de TI e a gestão dos negócios está na comunicação. Assim, ainda segundo André, muitas vezes, a área de TI tem uma visão muito técnica a respeito da disponibilidade de recursos tecnológicos para a empresa, quando precisaria estar mais envolvida com a realidade do segmento do negócio em que atua.

O CIO da Fiat Chrysler defende ainda que a busca por novidades, mesmo em outros segmentos de negócios, deve ser conhecida e estudada para que a área de TI deixe de ser um departamento de desenvolvimento de códigos para computadores e passa a ser uma área estratégica para os negócios.

Além da comunicação, podemos afirmar que outros 4 principais fatores que prejudicam o alinhamento dos negócios com a TI são:

1. Falta de gestão de demanda

No início da TI, ela era responsável por receber as demandas da empresa e resolver tudo o que era solicitado, sem levar em conta as prioridades. Ela criava, assim, uma fila de solicitações que eram atendidas pela ordem do recebimento na medida do possível.

Atualmente, esse método de trabalho não funciona mais. É preciso fazer uma gestão de demanda, identificando e priorizando os chamados com mais relevância. Quando os colaboradores não contam com uma boa gestão nesse sentido, o setor acaba não conseguindo priorizar as tarefas mais relevantes, causando um problema no desempenho geral da empresa.

2. Não utilizar indicadores de desempenho

Já dizia a máxima: “o que não pode ser medido, não pode ser gerenciado”. Os indicadores de desempenho são fundamentais para o alinhamento dos negócios com a TI. Quando a empresa não utiliza nenhum indicador, seja para uma área específica ou para a empresa como um todo, ela não consegue medir a eficiência dos trabalhos realizados.

Em relação à Tecnologia da Informação, é possível analisar a performance do setor, entendendo onde estão os problemas e o que precisa ser melhorado e, até mesmo, avaliar tendências que estão ligadas com o sucesso do negócio.

Existem vários indicadores que podem ser utilizados para esse setor. Os mais conhecidos são:

  • resposta para chamados,
  • tickets fechados,
  • funcionamento dos sistemas,
  • solicitações atendidas,
  • integração com outros setores,
  • taxa de erros.

3. Falta de inovação

Um outro fator que prejudica o alinhamento dos negócios com a TI é a falta de inovação.

Retomando a entrevista do André Souza, é fundamental que as empresas estejam atentas às tendências e as inovações tecnológicas para se destacar no mercado.

A inovação é, portanto, primordial para o sucesso dos negócios. As empresas que saem na frente em termos de tecnologia mostram-se mais capacitadas para atender um público cada vez mais exigente em relação à qualidade, facilidade, avaliação e aquisição de produtos ou serviços.

4. Gerenciamento incorreto de investimentos

Todas as áreas da empresa precisam da tecnologia para atenderem às suas demandas. Por isso, a TI deve estar diretamente envolvida com cada uma delas, conhecendo suas necessidades e buscando por alternativas que possa tornar a empresa mais competitiva e pronta para cumprir suas metas. Para isso, é fundamental que exista um gerenciamento correto dos investimentos na área de TI, focando nas demandas e novas tecnologias.

Muitas vezes, a empresa entende que todos os assuntos que envolvem processamento de dados e sistemas computacionais são da competência e responsabilidade única da área de TI. Assim, acaba sobrecarregando os orçamentos e inviabilizando projetos por falta de recursos. Isso tem como consequência uma estagnação da empresa junto ao mercado.

Vale lembrar que hoje é difícil encontrarmos algum processo onde a tecnologia não esteja envolvida. Os cuidados com esse assunto precisam ser revistos por dirigentes e empreendedores, sob pena de inviabilizar investimentos importantes por falta de orçamento.

Como você pode perceber, todos esses fatores prejudicam o alinhamento dos negócios com a TI, o que significa prejuízos nos processos internos da empresa e dificuldades no relacionamento com os clientes, bem como menor poder competitivo no mercado que é tão concorrido.

A Npo Sistemas é uma empresa que pode auxiliar na resolução dessas questões, já que oferece soluções de infraestrutura completa para Tecnologia da Informação que facilita e viabiliza o alinhamento desse importante setor com todo o negócio.

Se sua empresa quer desenvolver um alinhamento dos negócios com a TI de forma adequada e assertiva, acesse nosso site e conheça nossas soluções!

Deixe seu comentário

Nosso Blog

  • Inovação

    Tecnologia blockchain: a próxima grande revolução

    31 de outubro de 2019

    Apesar do blockchain estar se popularizando, muitas pessoas ainda não sabem o que ele é e como funciona, nem sequer imaginam o quanto essa tecnologia está próxima do dia a dia dos empreendedores. Muito ligado aos Bitcoins, o blockchain é uma tecnologia que busca a descentralização das informações com o objetivo de aumentar a segurança […]

  • Inovação

    Principais fatores que prejudicam o alinhamento dos negócios com a TI

    24 de outubro de 2019

    Promover o alinhamento dos negócios com a TI é ponto vital para ter sucesso no empreendimento e enfrentar o mercado competitivo. Isso porque a tecnologia tornou-se muito mais do que uma ferramenta operacional, como era vista antigamente. Assim, hoje, por meio dela, é possível reduzir custos operacionais, aumentar a produtividade e melhorar seus lucros. Então, por […]