Npo Sistemas
TI Profissional
Uma empresa que busca um ambiente de TI escalável, seguro e de alta disponibilidade, precisa compreender que a transformação digital também faz parte desse processo.
Contar com uma empresa tecnológica e com colaboradores atualizados possibilita adquirir todas as vantagens citadas anteriormente além da redução de custos e recursos mal aplicados da área de TI.
Todas essas melhorias poderão ser conquistadas com a modernização da empresa, através também da migração para nuvem. Mas qual o melhor momento para a empresa migrar para nuvem? Quais outras vantagens de migrar a empresa para nuvem? Continue a leitura para saber mais.
Migrar os serviços de TI para ambientes de cloud computing é algo necessário e estratégico para todas as empresas que buscam competitividade e maior controle de custos a longo prazo. Gargalos, instabilidade, falta de segurança comprometem toda a estrutura da empresa, com a migração para a nuvem é possível:
Para consolidar as três premissas citadas acima é preciso escolher um parceiro estratégico capaz de fornecer condições adequadas de estrutura, escalabilidade em função de demanda, e segurança.
O cloud computing é uma das tendências para o IaaS em 2019, é o que aponta um relatório do Gartner. As principais vantagens em migrar para a nuvem são:
Caso esteja previsto algum investimento em hardware ou software para a empresa, é válido analisar o cenário atual. Considere os seguintes pontos:
Estas são ótimas questões para avaliar e considerar a migração para a nuvem, tendo em vista que trata-se apenas de uma parte do negócio.
Ao migrar para nuvem a empresa contará com um ambiente de trabalho de alta performance, com custo operacional estimável, e ampla capacidade de atender às demandas dos usuários e colaboradores.
Algumas etapas são essenciais para que se tenha sucesso ao migrar para nuvem.
Um exemplo de planejamento ágil e eficaz adotado com sucesso nos clientes que migraram para a nuvem, pode ser descrito pelas seguintes etapas:
Estes passos seguem padrões de projetos ágeis, ou seja, preparam o negócio para uma rápida migração. Confira abaixo, uma rápida contextualização de cada etapa:
A determinação das necessidades de negócio através do Business Case é fundamental, visto que nele estarão descritas as necessidades do negócio, para onde desejamos ir.
O modelo de pessoas nada mais é que a definição das equipes que vão conduzir os processos, em cada departamento do negócio; por isso é essencial também um time bem capacitado.
Estas equipes sabem justamente onde atuar, das necessidades, restrições e processos da empresa.
A arquitetura da infraestrutura na nuvem é definida a partir do business case e dos processos desenhados pelas equipes.,
As estratégias de migração seguem o planejamento conforme o modelo de negócios. Por exemplo, migram-se primeiro os sistemas operacionais servidores de arquivos, aplicativos desktops, aplicações middleware, finalizando com as aplicações ERP.
Enquanto as aplicações são migradas, vários serviços dedicados já ficam imediatamente disponíveis, como segurança, backups, rotinas que demandam tempo e dinheiro.
As etapas citadas anteriormente estão estruturadas visando alcançar os melhores resultados no menor prazo possível.
No entanto o tempo necessário para que uma empresa possa migrar para nuvem todos os seus serviços e o seu ambiente de TI, varia de acordo com a infraestrutura existente e o nível de complexidade das soluções contratadas.
Esses detalhes merecem atenção também do CIO, considerando que são condições primordiais para que a empresa conquiste os resultados e retornos esperados.
Possui alguma dúvida sobre a migração para nuvem? Entre em contato conosco e converse com um de nossos especialistas em planejamento estratégico.
Saiba como foi o uso da AWS pela Teksid do Brasil para hospedar o novo ambiente SAP Hana. A NPO vinha suportando a Teksid nas demandas de infraestrutura de datacenter e, mediante diretriz de seu CIO, Wellington Coelho, em hospedar o SAP Hana em AWS firmamos a parceria nesse inovador projeto, entregando em tempo recorde. […]
Agregar todos os serviços e tecnologias oferecidas pelo mercado é uma tarefa praticamente impossível de ser realizada. Dessa maneira, as soluções em cloud são a chave para a transformação digital. Além disso, o número de especialistas e profissionais internos necessários para atender os mais diversos setores da tecnologia em uma empresa tornam a operação inviável […]
Deixe seu comentário