Qual o melhor momento para fazer uma migração para nuvem

Npo Sistemas
TI Profissional

Uma empresa que busca um ambiente de TI escalável, seguro e de alta disponibilidade, precisa compreender que a transformação digital também faz parte desse processo.

Contar com uma empresa tecnológica e com colaboradores atualizados possibilita adquirir todas as vantagens citadas anteriormente além da redução de custos e recursos mal aplicados da área de TI.

Todas essas melhorias poderão ser conquistadas com a modernização da empresa, através também da migração para nuvem. Mas qual o melhor momento para a empresa migrar para nuvem? Quais outras vantagens de migrar a empresa para nuvem? Continue a leitura para saber mais.

Migrar para a nuvem é ter maior controle de custos e alavancar a empresa

Migrar os serviços de TI para ambientes de cloud computing é algo necessário e estratégico para todas as empresas que buscam competitividade e maior controle de custos a longo prazo. Gargalos, instabilidade, falta de segurança comprometem toda a estrutura da empresa, com a migração para a nuvem é possível:

  • Reduzir custos com a obsolescência programada: energia elétrica, aquisição e manutenção de hardware, atualização de softwares; qual o custo mensal para a empresa? Eventualmente esse valor não é satisfatório em vista do que é de fato utilizado. Ao migrar para a nuvem já é possível obter uma redução de custos, além de conquistar flexibilidade e alta disponibilidade para a empresa.
  • Demanda de serviço escalável: no modelo IaaS o investimento mensal é de fato o utilizado, não há ociosidade de recursos e é possível escalar os serviços e a produção conforme o necessário.
  • Mais segurança para a empresa: em 2018 os ataques cibernéticos quase dobraram, aumentando assim a preocupação com os documentos e estruturas virtuais das empresas. Entretanto ainda assim é de responsabilidade da empresa atualizar a política de privacidade e segurança interna para os seus colaboradores ao migrar seu ambiente de TI para nuvem.
Migrar para a nuvem é ter maior controle de custos e alavancar a empresa

Consultoria especializada é o segredo do sucesso ao migrar para nuvem

Para consolidar as três premissas citadas acima é preciso escolher um parceiro estratégico capaz de fornecer condições adequadas de estrutura, escalabilidade em função de demanda, e segurança.

Conheça as vantagens em migrar para a nuvem

O cloud computing é uma das tendências para o IaaS em 2019, é o que aponta um relatório do Gartner. As principais vantagens em migrar para a nuvem são:

  • Agilidade e flexibilidade: como os recursos estão disponibilizados em nuvem, a performance dos servidores deixa de ser um problema. Se há acesso a internet, há a entrega da aplicação; ou seja independente do local, o trabalho poderá ser realizado.
  • Mudança no tipo de investimento: o investimento passa da categoria de capital para o operacional (CAPEX para OPEX), e isto pode refletir positivamente para os negócios no futuro, visto que o investimento é conforme a quantidade de recursos utilizados durante o mês. O que a longo prazo torna um serviço previsível em relação à recursos e investimentos.
  • Escalabilidade e disponibilidade: a possibilidade de alocar mais recursos em um determinado período garante assim a alta disponibilidade da empresa. Eventuais datas sazonais onde existem picos de acesso ou até mesmo produção, não serão um gargalo para a empresa.

Quando migrar para nuvem

Caso esteja previsto algum investimento em hardware ou software para a empresa, é válido analisar o cenário atual. Considere os seguintes pontos:

  • A empresa necessita de mais espaço para armazenamento ou backup?
  • Precisa implantar ou melhorar o ERP?
  • Disponibilizará novas aplicações e/ou ambientes de desenvolvimento aos usuários?
  • Está previsto uma nova política de recuperação de desastres?

Estas são ótimas questões para avaliar e considerar a migração para a nuvem, tendo em vista que trata-se apenas de uma parte do negócio.

Ao migrar para nuvem a empresa contará com um ambiente de trabalho de alta performance, com custo operacional estimável, e ampla capacidade de atender às demandas dos usuários e colaboradores.

Cinco etapas essenciais ao migrar para nuvem

Algumas etapas são essenciais para que se tenha sucesso ao migrar para nuvem.

Um exemplo de planejamento ágil e eficaz adotado com sucesso nos clientes que migraram para a nuvem, pode ser descrito pelas seguintes etapas:

  • Definição de um business case, para estabelecer critério de avaliação e quais os resultados esperados;
  • Definição do modelo de pessoas, uma equipe técnica e de funcionários dos diversos departamento da empresa, com o objetivo de debater o modelo e traçar as estratégias de adoção da nova cultura.
  • Desenvolver a melhor arquitetura, para otimizar o tempo de implantação, a escalabilidade, segurança, disponibilidade, etc.
  • Desenvolver a estratégia de migração, incluindo o cronograma de implantação
  • E finalmente definir o modelo operacional, com o objetivo de melhorar continuamente os serviços e a experiência do usuário.
Cinco etapas essenciais ao migrar para nuvem

Estes passos seguem padrões de projetos ágeis, ou seja, preparam o negócio para uma rápida migração. Confira abaixo, uma rápida contextualização de cada etapa:

O que é Business Case

A determinação das necessidades de negócio através do Business Case é fundamental, visto que nele estarão descritas as necessidades do negócio, para onde desejamos ir.

O que é o Modelo de Pessoas

O modelo de pessoas nada mais é que a definição das equipes que vão conduzir os processos, em cada departamento do negócio; por isso é essencial também um time bem capacitado.

Estas equipes sabem justamente onde atuar, das necessidades, restrições e processos da empresa.

O que é a Arquitetura da Infraestrutura

A arquitetura da infraestrutura na nuvem é definida a partir do business case e dos processos desenhados pelas equipes.,

O que considerar nas Estratégias de Migração

As estratégias de migração seguem o planejamento conforme o modelo de negócios. Por exemplo, migram-se primeiro os sistemas operacionais servidores de arquivos, aplicativos desktops, aplicações middleware, finalizando com as aplicações ERP.

Enquanto as aplicações são migradas, vários serviços dedicados já ficam imediatamente disponíveis, como segurança, backups, rotinas que demandam tempo e dinheiro.

Quanto tempo é necessário para migrar para nuvem?

As etapas citadas anteriormente estão estruturadas visando alcançar os melhores resultados no menor prazo possível.

No entanto o tempo necessário para que uma empresa possa migrar para nuvem todos os seus serviços e o seu ambiente de TI, varia de acordo com a infraestrutura existente e o nível de complexidade das soluções contratadas.

Esses detalhes merecem atenção também do CIO, considerando que são condições primordiais para que a empresa conquiste os resultados e retornos esperados.

Para migrar para a nuvem, conte com a Npo

Possui alguma dúvida sobre a migração para nuvem? Entre em contato conosco e converse com um de nossos especialistas em planejamento estratégico.

Deixe seu comentário

Nosso Blog

  • Inovação

    Tecnologia blockchain: a próxima grande revolução

    31 de outubro de 2019

    Apesar do blockchain estar se popularizando, muitas pessoas ainda não sabem o que ele é e como funciona, nem sequer imaginam o quanto essa tecnologia está próxima do dia a dia dos empreendedores. Muito ligado aos Bitcoins, o blockchain é uma tecnologia que busca a descentralização das informações com o objetivo de aumentar a segurança […]

  • Inovação

    Principais fatores que prejudicam o alinhamento dos negócios com a TI

    24 de outubro de 2019

    Promover o alinhamento dos negócios com a TI é ponto vital para ter sucesso no empreendimento e enfrentar o mercado competitivo. Isso porque a tecnologia tornou-se muito mais do que uma ferramenta operacional, como era vista antigamente. Assim, hoje, por meio dela, é possível reduzir custos operacionais, aumentar a produtividade e melhorar seus lucros. Então, por […]