Soluções hiperconvergentes: as vantagens para a sua empresa

Npo Sistemas
TI Profissional

Uma das principais tendências de TI atualmente, é a chamada infraestrutura hiperconvergente, ou HIC. Assim, essa hiperconvergência é formada por um conjunto de soluções que combinam armazenamento, computação e rede em um único sistema. A HIC é uma solução que racionaliza os investimentos e dá mais agilidade aos negócios, proporcionando uma vantagem competitiva à empresa. Então, vamos entender mais sobre soluções hiperconvergentes e as vantagens para a sua empresa.

Não por acaso, as startups, fintechs e empresas mais inovadoras e enxutas do mundo têm aderido à hiperconvergência. A hiperconvergência ajuda a melhorar o gerenciamento de ambientes de TI, uma vez que virtualiza servidores, concentra as consoles de administração e serve como um bloco que pode ser usado para construção para a nuvem.

A escolha de um parceiro experiente para a compra de uma solução HIC é a garantia de tranquilidade para a empresa. Isso garante a homogeneização do ambiente e que seus componentes funcionem adequadamente.

Quando for o momento para escalar o negócio, a TI acompanhará na mesma velocidade, sendo capaz de entregar mais poder, velocidade e armazenamento para o cliente. A simplicidade de administração, escalabilidade e disponibilidade que a solução HIC fornece ao negócio talvez seja a maior e mais importante característica.

Soluções hiperconvergentes e hiperconvergência

Mas o que é uma infraestrutura hiperconvergente?

A HIC é uma estrutura que combina armazenamento, processamento e virtualização em um único sistema, com o objetivo de reduzir a complexidade do data center tradicional, aumentando sua escalabilidade. Assim, resulta numa simplificação de todo o ambiente.

Todas as plataformas HIC possuem um hipervisor de processamento, armazenamento (tratado totalmente por software) e uma rede virtualizada. Essas soluções normalmente são comercializadas em appliantes e ofertados como serviço por operadoras e provedores de serviços. Todo o ambiente é integrado, sendo gerenciado de maneira centralizada com a utilização de ferramentas simples.

Por que cada vez mais empresas adotam a hiperconvergência?

Toda empresa de ponta sonha em ter um data center enxuto e fácil de gerenciar. Assim, facilita o trabalho de administração,diminui a complexidade das operações e a equipe tem mais tempo para inovar. A HIC tem exatamente esse objetivo, tornar a administração mais simples, reduzir o TCO, aumentar a segurança do datacenter, e, com a redução de componentes de hardware, consequentemente, reduzir também o consumo de energia.

A HIC vem de encontro às expectativas de CIOS, CFOS e CEOS que desejam menos complexidade na infraestrutura tecnológica da empresa, ao mesmo tempo que possam reduzir custos e melhorar a performance do negócio. Assim, a empresa fica mais livre para investir nos negócios, sem se preocupar com a TI.

Como funciona a hiperconvergência?

Uma plataforma HIC adota hipervisores que integram processamento, armazenamento e rede com um sistema de gerenciamento de data center definido com software (SDDC). Assim, confere mais inteligência e automação através de camadas de software que definem a arquitetura da infraestrutura.

Cada player tem seu próprio hipervisor para trabalhar sua linha de appliances de maneira orquestrada, provisionando recursos como armazenamento, processamento e rede. Como os componente são virtuais, esses recursos podem ser alterados a qualquer tempo. Além disso, podem ser ajustados para atender às demandas, aumentando e diminuindo o número de servidores virtuais. Dessa forma, sem a necessidade de parada em nenhum outro sistema virtual em execução no momento.

A simplicidade de adição de mais componente virtuais à infraestrutura é enorme, bastando adicionar mais nós (clusters) ao ambiente. Assim, dando mais processamento, armazenamento ou qualquer outro sistema que seja compartilhado na infraestrutura virtual.

As consoles de administração são únicas e centralizadas, fornecendo aos administradores do ambiente uma integração abrangente, simplificada e mais eficiente. Dessa forma, integrando e apresentando informações de diversas fontes, liberando-os para atividades mais nobres.

Vantagens da hiperconvergência em relação ao modelo tradicional

Como as soluções de HIC são vendidas através de appliances (ou serviços em nuvem, também através de appliance), os players projetam ou modificam hipervisores para que os componentes sejam fortemente integrados. Assim, confere às soluções HIC facilidade de gerenciamento e dimensionamento. Além disso, possibilita uma administração centralizada em uma única console, que agrega todas as informações dos componentes.

Outra grande vantagem das soluções HIC, é sobre a escalabilidade. Quando uma organização precisa de mais recursos de TI basta adicionar mais nós. Alguns fornecedores se diferenciam de outros nesse ponto, oferecendo módulos separados para aumento de processamento ou de armazenamento.

Esperamos que você tenha gostado desse conteúdo. Quer continuar lendo sobre soluções de Data Center? Acesse nosso artigo sobre as diferenças entre backup e disaster recovery.

Deixe seu comentário

Nosso Blog

  • Inovação

    Principais práticas que barram a transformação digital nas empresas

    10 de outubro de 2019

    O mundo vive a transformação digital e as empresas e gestores precisam estar alinhados com ela para conduzir os negócios de forma competitiva e produtiva. O fato é que a tecnologia transformou muitos processos, mas, diferente do que muitos pensam, essa transformação vai muito além da digitalização das informações.A digitalização, de fato, contribui para a […]

  • Inovação

    Modernizar a infraestrutura é fundamental para a redução de custos nas empresas

    30 de setembro de 2019

    A modernização da infraestrutura permite desempenho otimizado, maior disponibilidade, otimização dos processos, mais segurança, menores gastos com manutenção, dentre outros benefícios. Assim, segundo um estudo recente da IDC Brasil, grande parte das empresas brasileiras não estão com a infraestrutura de TI preparada para a transformação digital. Além disso, em uma escala de 0 a 100, foi […]