Tecnologia blockchain: a próxima grande revolução

Npo Sistemas
TI Profissional

Apesar do blockchain estar se popularizando, muitas pessoas ainda não sabem o que ele é e como funciona, nem sequer imaginam o quanto essa tecnologia está próxima do dia a dia dos empreendedores. Muito ligado aos Bitcoins, o blockchain é uma tecnologia que busca a descentralização das informações com o objetivo de aumentar a segurança dos dados. Dessa maneira, a aplicação já está muito além das criptomoedas. Por isso, é essencial que a sua empresa saiba mais sobre esse conteúdo e, quem sabe, começar a investir nele.

Continue lendo nosso post se você deseja saber o que é blockchain, como essa tecnologia funciona e como ela pode auxiliar a sua empresa!

O que é a tecnologia blockchain?

Em uma rápida pesquisa em qualquer serviço de busca, você verá que o blockchain está diretamente ligado com os Bitcoins. Assim, muitas pessoas pensam, erroneamente, que os dois são a mesma coisa. Isso acontece porque o blockchain teve início junto com a criptomoeda e foi conceituado em 2008 através de um artigo acadêmico chamado Bitcoin: A Peer-to-Peer Electronic Cash System, publicado pelo pseudônimo de Satoshi Nakamoto.

Desde o início, essa tecnologia tinha como objetivo evitar a cópia, alteração e troca de dados indevida. Apesar de ainda fazer sentido para esse objetivo, a aplicação do blockchain vem em crescente expansão e ele já começou a se desassociar do Bitcoin.

Para que você possa entender o que é a tecnologia blockchain, é essencial saber diferenciar um sistema centralizado do distribuído. Um sistema centralizado, tendo como exemplo um banco, é aquele que contém uma autoridade para fazer as movimentações e verificar se elas foram efetivamente realizadas. Já um sistema distribuído, é aquele em que não existe uma autoridade. Assim, todos os participantes dessa rede são responsáveis por verificar as transações.

O blockchain é uma tecnologia que busca a descentralização como medida de segurança. Por isso, as bases de registros e dados são distribuídas e compartilhadas para criar um índice global para todas as transações.

Como o blockchain funciona na prática?

Agora que você já sabe o que é o blockchain, deve estar se perguntando como essa tecnologia realmente faz com que a descentralização seja uma medida de segurança. A explicação é técnica, porém simples: em tradução literal, blockchain quer dizer cadeia de blocos, cada um desses blocos tem uma informação e um hash.

No caso das criptomoedas, as informações contidas serão as transações efetuadas, contendo os dados de quem enviou e recebeu, e a quantidade. Já o hash é como se fosse uma identidade que o bloco tem para garantir que ele é único. A grande diferença desse método está que cada bloco conterá:

  • hash do bloco anterior,
  • seu próprio conteúdo,
  • hash de identificação do bloco.

Tecnologia blockchain hash

Para um bloco ser adicionado, ele precisa passar por um processo de verificação do novo hash gerado. Apenas ao ser validado que será incluído na rede.

Esse processo de verificação de hash faz com que todo o sistema seja muito mais seguro, afinal, se cada bloco está ligado ao hash anterior, ao fazer a análise é necessário conferir toda a rede, tornando-a mais transparente. Com isso, os blocos mais antigos são considerados mais seguros, afinal, passaram por vários testes para poder conferir os novos.

Esse método faz com que seja muito difícil fraudar as informações contidas, uma vez que para que um bloco novo seja aceito, ele precisa estar de acordo com todos os hashes anteriores. Por conta disso, modificar os dados, copiar ou, até mesmo, trocar alguma informação dos blocos é um processo muito custoso, já que quando um próximo bloco é inserido, a rede consegue identificar o erro.

Como a tecnologia blockchain pode auxiliar no sucesso da empresa?

Como já mencionado acima, o blockchain tem como principal vantagem ser um sistema descentralizado e muito seguro. Devido a sua flexibilidade, ele pode ser utilizado de diversas formas.

Atualmente, essa tecnologia está sendo utilizada para desenvolver novos produtos e serviços, fazer contratos inteligentes, reduzir o tempo de liberação de processos, pagamentos e transferências de dinheiro e também para o armazenamento na nuvem.

Por ainda ser muito novo, a aplicação do blockchain ainda está se desenvolvendo, por enquanto não há nenhuma barreira para isso, basta apenas inovação e criatividade para melhor aplicá-lo. Independentemente de onde será usado e por qual segmento, essa tecnologia permite que os processos se tornem mais rápidos, seguros e eficientes.

Dessa forma, utilizar blockchain na sua empresa pode ser uma ótima maneira de modificar e simplificar processos, reduzir custos e, ainda por cima, trazer mais transparência para o seu negócio.

Vale reafirmar: independentemente da área de atuação da sua empresa é possível utilizar essa tecnologia inovadora, com todos os seus benefícios: segurança, rapidez e simplicidade. Ao utilizar o blockchain, você se assegurará que os dados e registros estão seguros, já que são guardados de forma não centralizada, bem como que as suas transações comerciais são mais seguras e não têm chances de fraudes e ainda terá mais flexibilidade nos processos.

Como se preparar para a próxima revolução da lógica de consumo?

Em meio a um mercado tão competitivo que vivemos, é essencial se atualizar tecnologicamente para não correr o risco de ficar para trás.

Muitas empresas já estão utilizando o blockchain não apenas para processos internos, mas também para aprimorar a comunicação e a experiência do cliente.

Alguns cartórios, por exemplo, já estão o utilizando para fazer registro de imóveis, com isso, é possível rastrear históricos, validar documentos em tempo real e evitar fraudes.

A Maersk e a IBM estão desenvolvendo um sistema de rastreamento de carga, incluindo diferentes portos e terminais para aumentar a eficiência desse serviço que ainda é um desafio global, a logística.

Já a Genpact está desenvolvendo um serviço de finanças e contabilidade que promove contatos inteligentes para centralizar todos os termos e condições entre o cliente e a empresa.

O Blockchain também já está sendo utilizado na área de saúde para o armazenamento de dados do médico, como formação e especialização, e também para o controle do paciente dentro do hospital, detalhando os setores que ele foi admitido e encaminhado, bem como para acompanhar todos os passos do seu atendimento.

Isso é apenas o começo! A tecnologia Blockchain ainda está se desenvolvendo e terá um grande papel para simplificar os processos internos e melhorar a experiência do cliente, por isso, é essencial investir na atualização tecnológica e preparar a sua empresa para essa nova era!

Se você gostou de ler sobre a tecnologia Blockchain, que tal conferir 5 TED talks incríveis que um líder de TI deveria assistir?

Deixe seu comentário

Nosso Blog

  • Inovação

    Tecnologia blockchain: a próxima grande revolução

    Apesar do blockchain estar se popularizando, muitas pessoas ainda não sabem o que ele é e como funciona, nem sequer imaginam o quanto essa tecnologia está próxima do dia a dia dos empreendedores. Muito ligado aos Bitcoins, o blockchain é uma tecnologia que busca a descentralização das informações com o objetivo de aumentar a segurança […]

  • Inovação

    Principais fatores que prejudicam o alinhamento dos negócios com a TI

    24 de outubro de 2019

    Promover o alinhamento dos negócios com a TI é ponto vital para ter sucesso no empreendimento e enfrentar o mercado competitivo. Isso porque a tecnologia tornou-se muito mais do que uma ferramenta operacional, como era vista antigamente. Assim, hoje, por meio dela, é possível reduzir custos operacionais, aumentar a produtividade e melhorar seus lucros. Então, por […]