Nossas soluções desenvolvidas ao Grupo SADA junto ao parceiro AWS.

O mercado atual coloca a necessidade de acompanhar e estar alinhado com as tendências bem como trabalhar as novas demandas impostas pelo atual momento. Na busca da transformação digital, se torna indispensável a procura da modernização e acompanhamento das inovações tecnológicas para o engajamento das novas tecnologias, sempre com o objetivo de tirar o melhor proveito das ferramentas tecnológicas utilizadas no ambiente de trabalho e usá-las para atingir os objetivos dos negócios.

De acordo com o estágio de maturidade na transformação da TI. A busca pela implementação de novas infraestruturas, processos e alinhamentos organizacionais adequados às necessidades da Transformação, permitem o compromisso com projetos de modernização e adoção de tecnologias modernas para os serviços de data center que possibilitem a utilização de sistemas escaláveis, com alta disponibilidade, que permitem o pagamento pelo uso(consumo), permite a troca de CAPEX por OPEX, aumento na agilidade e o tempo de respostas e entregas da TI.

 

O grupo SADA buscou junto a NPO a adoção destas novas tecnologias para aplicar em vários ambientes que detalharemos a seguir.

Grupo Sada

Digitando

Jornada Cloud AWS

Moving People

Sobre o Grupo SADA

No ano de 1976, o empresário naturalizado brasileiro Vittorio Medioli instalava em Contagem a Sada Transportes e Armazenagens, a primeira empresa de uma história marcada pela inovação. Hoje, mais de 40 anos depois, são 857.512 veículos transportados por ano, 49 milhões de litros de etanol produzidos, e 7.000 empregos gerados em 52 municípios no Brasil e em mais três cidades na Argentina. Entre concessionárias, biocombustível, siderurgia, reflorestamento, geração de energia, indústria, agricultura, autopeças, comércio, prestação de serviços e várias outras atividades, o transporte de veículos é carro-chefe, com uma fatia de 55% dos negócios.

 

Com mais de 30 empresas no grupo, o faturamento atingiu cerca de R$ 3 bilhões no ano passado. Para o fundador, o sucesso está relacionado a qualidade, sustentabilidade, motivação e a diversificação dos negócios aliado ao perfil inovador do grupo que assegura a manutenção da solidez e a evolução das empresas. 

Moving People

A solução da NPO

O grupo SADA buscou junto a AWS a adoção destas novas tecnologias para aplicar nos ambientes:

  • Backup On premises SADA – Migração do backup para nuvem com o objetivo de pagar pelo uso e realizar a troca de CAPEX para OPEX;

  • Plataforma On line do Jornal OTempo – Migração do ambiente Polopoly visando principalmente os serviços de escalabilidade e alta disponibilidade

  • Modernização do ambiente da concessionária DEVA – Migração da infraestrutura de TI (servidores, storage, rede) para nuvem;

Backup On premises SADA – Migração do backup para nuvem com o objetivo de pagar pelo uso e realizar a troca de CAPEX para OPEX

Para o backup em nuvem foi utilizado o serviço AWS do Storage Gateway foi criada uma Tape Library virtual para trabalhar como mídia para o software de backup. Essa estratégia permitiu a possibilidade de trabalhar com uma cópia de segurança na nuvem. Utilizando a feature Lifecycle do serviço AWS S3, foi possível especificar e identificar quais os arquivos que possuem mais de 30 dias de armazenamento permitindo assim, a sua migração para o serviço de archive do S3 Glacier. Com esta operação é otimizado ainda mais o custo da solução.

Plataforma On line do Jornal O Tempo – Migração do ambiente Polopoly

O ambiente do Polopoly é responsável por hospedar o website do jornal O Tempo. Para este ambiente a solução foi construída utilizando o serviço AWS Route53 para permitir um DNS gerenciado, escalável e com alta disponibilidade para a hospedagem do domínio do jornal. Em relação ao serviço de compute da AWS (processamento) foram utilizadas as instâncias EC2 com as AMIs, armazenadas no serviço do S3, garantindo desta forma a recuperabilidade a baixo custo das instancias (EC2/AMI). O serviço AWS CloudWatch é utilizado para permitir a tomada de ações de notificação/correção automáticas. Atualmente a equipe de desenvolvimento utiliza o AWS Code Commit como repositório Git para hospedagem do código para atualizações do ambiente.

Modernização do ambiente da concessionária DEVA – Migração da infraestrutura de TI (servidores, storage, rede) para nuvem

A solução neste caso teve como principal drive a atual infraestrutura física do data center que já estava depreciada e a necessidade de migrar o ambiente para um local seguro. Desta forma a solução além de considerar/demandar a infraestrutura física da AWS (facilities) como um diferencial, a solução considerou os serviços de compute (processamento) EC2, conectividade VPN, armazenamento via serviço S3 e snapshots. Com uma aplicação cliente-servidor, utilizando uma solução de mercado para acesso remoto, a migração foi realizada foi realizada de forma rápida e segura para a AWS. Com uma estratégia de backups de banco de dados e snapshots, garantimos a recuperabilidade do ambiente, utilizando os serviços de Lambda e CloudWatch para orquestrar a execução serverless de código para automatizar a criação de snapshots do ambiente

Moving People

O nosso resultado

Devido a adoção da solução foi possível trabalhar nos ajustes contínuos do ambiente visando melhores práticas de segurança e disponibilidade. Além disso, a garantia da durabilidade dos volumes armazenados é de 99,999999999% com o uso do S3 e Glacier, além de apresentar um baixo custo. O valor do investimento necessário para realizar o backup na nuvem foi menor que o valor necessário para uma solução de armazenamento on-premises, levando em consideração os custos de posse e manutenção do equipamento necessário, bem como a redução do overhead de administração do ambiente. Vale ressaltar também a facilidade de escalar recursos no ambiente em nuvem, pagando exatamente pelo tempo utilizado do recurso, mantendo a performance do ambiente de acordo com a necessidade do negócio.

Contamos com um time técnico multilíngue, certificado e treinado para atuar em ambientes críticos 24×7, com flexibilidade no desenho do modelo de atendimento baseado nas exigências do cliente.